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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diagnóstico participativo do bairro Benfica - um subsídio à elaboração da agenda 21 local de Fortaleza, Ceará
Autor(es): Garcia, Maria de Fátima
Araújo, Rogério César Pereira de
Palavras-chave: Agenda 21;Diagnóstico participativo;Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do PRODEMA
Citação: GARCIA, Maria de Fátima; ARAÚJO, Rogério César Pereira de. Diagnóstico participativo do bairro Benfica - um subsídio à elaboração da agenda 21 local de Fortaleza, Ceará. Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 36-54, 2010.
Resumo: Este artigo investiga como a noção de espaço dual (rico versus pobres) nas áreas urbanas e suas implicações no diagnóstico participativo podem afetar a definição das políticas públicas a serem consideradas na agenda 21 Local. Para isto, são realizadas oficinas participativas com a participação de atores sociais provenientes de duas classes socioeconômicas diferentes (classes média e baixa) residindo no bairro Benfica, Fortaleza-CE. Nesta pesquisa, utiliza-se a abordagem da Agenda 21 do Pedaço para orientar a execução da etapa do diagnóstico participativo da Agenda 21 Local, no qual se utilizam dinâmicas de grupos ("toro de palpites", grupos focais e plenária) para alcançar os objetivos propostos. Os resultados mostraram que os problemas e objetivos diferem marcadamente: o grupo da classe média prioriza as políticas visando o aumento do seu padrão de vida, tendo como base a provisão de bens públicos (segurança pública, lazer e cultura, infraestrutura, e trânsito e sinalização), enquanto o grupo classe pobre prioriza as políticas que atendam às necessidades básicas de substância e direitos humanos fundamentais, tais como saúde, trabalho e educação.
Abstract: This paper investigates how the notion of dual space (rich versus poor) in the urban areas and its implications upon participatory diagnostic can affect the definitiion of the publicpolicy to be considered in the Local Agenda 21. To dothat, participatory workshops were accomplished with the participation of stakeholsers from two different sosioecopnomic classes (medan and poor classes) living in the Benficaneighborhood at Fortaleza-CE. In this research, it qwas mused the Small Agenda 21 to guide the execution of the participatory diagnostic phase, in which were used group dynamics (brainstorm, focus group and referendum) in order to reach the objectives. The results showed that the problem and objectives were remarkably different: the median class group prioritizes the policies towards augmenting their life standards, having as basis the provision of public goodas (public security, leisure and culture, infra-structure, and traffic and signalization) while the poor class group prioritizes policies that attended their needs regarding livelihoods and fundamental human rights (health, jobs and education).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26842
ISSN: 1982-5528
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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