Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26775
Tipo: | Resumo |
Título: | Estágio em docência no mestrado em engenharia agrícola: relato de experiência |
Autor(es): | Amorim, Marcelo Queiroz Pessôa, Moisés de Lira Nascimento, Elivânia Maria Sousa Lopes, José Evanaldo Lima Chioderoli, Carlos Alessandro |
Palavras-chave: | Docência;Zootecnia;Máquinas Agrícolas |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | AMORIM, Marcelo Queiroz et al. Estágio em docência no mestrado em engenharia agrícola: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
Resumo: | O estágio à docência em Engenharia Agrícola é a disciplina que permite dentro do currículo da Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, que alunos de mestrado e/ou doutorado ministrem aulas teóricas e práticas sob a supervisão do professor orientador, que pode em caso de necessidade fornecer apoio ou mesmo esclarecer qualquer dúvida eventual. O presente trabalho é um relato de experiência da disciplina de Estágio à Docência na Disciplina de Mecânica e Máquinas Agrícolas do curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará – UFC. A disciplina é obrigatória e faz parte da grade curricular do curso. Durante algum tempo essa disciplina possuiu um elevado índice de reprovação. Nela os alunos aprendem os conceitos básicos de mecânica, motores, tratores agrícolas e o uso do conjunto trator-implementos. A disciplina foi dividida em duas partes, sendo a primeira referente à introdução dos conceitos de mecânica e motores e a segunda referente a tratores e o uso de equipamentos agrícolas. O programa e metodologia são discutidos com os alunos no primeiro dia de aula e a avaliação é feita após o final de cada módulo, a disciplina possui aulas teóricas e práticas, e em toda aula prática é elaborado um teste rápido relacionado ao conteúdo da aula anterior. O estágio em docência se realizou com atuação em sala de aula nas aulas teóricas e aulas práticas realizadas em campo, acompanhando o professor orientador, além de exercitar a própria docência, ministrando aula, sob a sua orientação, bem como elaborando e corrigindo as provas em conjunto com o professor. A atividade de Estágio em Docência se faz importante para a formação acadêmico/profissional do aluno de mestrado, pois propicia a experiência com a didática e também aprofunda conhecimentos, que em geral estão ligados ao tema de estudo do mestrando. Portanto, o Estágio em Docência auxilia na formação do mestrando como futuro professor. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26775 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mqamorim.pdf | 48,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.