Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Marcelo Queiroz-
dc.contributor.authorPessôa, Moisés de Lira-
dc.contributor.authorNascimento, Elivânia Maria Sousa-
dc.contributor.authorLopes, José Evanaldo Lima-
dc.contributor.authorChioderoli, Carlos Alessandro-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:30:00Z-
dc.date.available2017-10-23T19:30:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationAMORIM, Marcelo Queiroz et al. Estágio em docência no mestrado em engenharia agrícola: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26775-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectZootecniapt_BR
dc.subjectMáquinas Agrícolaspt_BR
dc.titleEstágio em docência no mestrado em engenharia agrícola: relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estágio à docência em Engenharia Agrícola é a disciplina que permite dentro do currículo da Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, que alunos de mestrado e/ou doutorado ministrem aulas teóricas e práticas sob a supervisão do professor orientador, que pode em caso de necessidade fornecer apoio ou mesmo esclarecer qualquer dúvida eventual. O presente trabalho é um relato de experiência da disciplina de Estágio à Docência na Disciplina de Mecânica e Máquinas Agrícolas do curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará – UFC. A disciplina é obrigatória e faz parte da grade curricular do curso. Durante algum tempo essa disciplina possuiu um elevado índice de reprovação. Nela os alunos aprendem os conceitos básicos de mecânica, motores, tratores agrícolas e o uso do conjunto trator-implementos. A disciplina foi dividida em duas partes, sendo a primeira referente à introdução dos conceitos de mecânica e motores e a segunda referente a tratores e o uso de equipamentos agrícolas. O programa e metodologia são discutidos com os alunos no primeiro dia de aula e a avaliação é feita após o final de cada módulo, a disciplina possui aulas teóricas e práticas, e em toda aula prática é elaborado um teste rápido relacionado ao conteúdo da aula anterior. O estágio em docência se realizou com atuação em sala de aula nas aulas teóricas e aulas práticas realizadas em campo, acompanhando o professor orientador, além de exercitar a própria docência, ministrando aula, sob a sua orientação, bem como elaborando e corrigindo as provas em conjunto com o professor. A atividade de Estágio em Docência se faz importante para a formação acadêmico/profissional do aluno de mestrado, pois propicia a experiência com a didática e também aprofunda conhecimentos, que em geral estão ligados ao tema de estudo do mestrando. Portanto, o Estágio em Docência auxilia na formação do mestrando como futuro professor.pt_BR
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mqamorim.pdf48,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.