Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26771
Tipo: Resumo
Título : Construção de um currículo mínimo para educação física no ensino básico: relato da experiência de futuros docentes.
Autor : Alves, Jose Flavio Vasconcelos
Carmo, Klertianny Teixeira do
Silva, Maria Eleni Henrique da
Palabras clave : Currículo;Educação física;Metodologia
Fecha de publicación : 2016
Citación : ALVES, Jose Flavio Vasconcelos; CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Construção de um currículo mínimo para educação física no ensino básico: relato da experiência de futuros docentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Resumen en portugués brasileño: Historicamente a Educação Física esteve direcionada para uma formação docente voltada à prática, esquecendo que esse é um processo contínuo de aperfeiçoamento que requer interação entre experiência e o conhecimento. No contexto atual, com o advento da constituição de um currículo mínimo para educação básica é pertinente apontar possibilidades no desenvolvimento deste componente curricular na graduação que vise potencializar aos futuros professores o debate para a construção de um currículo, uma vez que o mesmo é desenvolvido, predominantemente, por profissionais externos, distante da realidade escolar e, quando se fala da área da EF, muitas vezes, nem é discutido. A questão que norteia este estudo é: como ressignificar o conhecimento sobre currículo de futuros professores de Educação Física para a importância da construção de um currículo mínimo para educação básica? O trabalho busca apresentar um recorte da avaliação final do trabalho com discentes do sétimo semestre, em duas turmas, de graduação em Licenciatura em Educação Física, na disciplina de “Currículos, Programas e Avaliação em Educação Física”. Foi aplicado um questionário com seis questões, das quais destacaremos a questão quatro, “O que foi mais significativo para você?” e observações feitas pelo bolsista em seu relatório final. Participaram da pesquisa 32 alunos. Na análise de dados conseguimos elencar três categorias: o lúdico e “o fazer”, a diversidade metodológica e o trabalho em grupo. Podemos concluir que trabalhar esta temática para que os professores sintam vontade de ajudar na construção do currículo, em suas futuras escolas, requer grande diversidade metodológica. Esta deve desenvolver de forma transversal o aprofundamento das leituras; trabalho em grupo; dialogo e reflexão como para construção estética do currículo e a ludicidade para dinamizar a compreensão dos textos. Desmistificando assim a idéia sobre o que é currículo e a importância dele para sua atuação docente.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26771
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_jfalves.pdf49,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.