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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26770
Tipo: | Resumo |
Título : | Avaliação da importância da participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria em farmacologia para odontologia. |
Autor : | Melo, Iracema Matos de Kurita, Bianca Moreira Sarte, Marina Fiuza Forte, Tereza Cristina Marques Lima, Vilma |
Palabras clave : | Docência.;Pós-graduação.;Odontologia. |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | MELO, Iracema Matos et al. Avaliação da importância da participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria em farmacologia para odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução: Os monitores da disciplina de Farmacologia para Odontologia conta com o apoio de duas pós-graduandas, na co-orientação de trabalhos desenvolvidos pelo grupo de monitores, como organização de seminários e no esclarecimento de dúvidas acerca de conteúdos relacionados. Objetivo: Avaliar a importância da participação de pós-graduandos como co-orientadores de atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia para Odontologia. Metodologia: Aplicou-se um questionário aos 7 monitores, inferindo sobre a importância da participação das duas pós-graduandas, uma doutoranda em Odontologia e outra, mestranda em Farmacologia, que assistem à equipe de monitores. Resultados: Todos os monitores (100%) avaliaram a participação das pós-graduandas como efetiva, especialmente devido à grande disponibilidade para os auxiliarem em seus estudos e atividades. No que concerne à preparação e conhecimento das pós-graduandas, os monitores avaliaram como excelente (71,4%) ou boa (28,6%). Quando questionados sobre o principal motivo para suas respectivas avaliações, (71,4%) associaram ao fato das pós-graduandas serem bem preparadas acerca da matéria de farmacologia, auxiliando-os em eventuais dúvidas, o que possivelmente se deveu ao fato de serem ex-monitoras e ICs em Farmacologia, e 2 monitores (28,6%) afirmaram boa a preparação das PGs, enfatizando, contudo, seus papéis fundamentais junto à elaboração de trabalhos. Todos os monitores consideraram muito importante (71,4%) ou de importância moderada (28,6%) a participação das pós-graduandas junto às atividades de monitoria, pois a mesma otimizou as atividades de monitoria (85,7%), bem como permitiu que os monitores vivenciassem melhor a realidade da pós-graduação (14,3%). Conclusão: A participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria é efetiva e importante, podendo ser incentivada junto às monitorias das diversas disciplinas. Apoio: CAPES; CNPq. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26770 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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