Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorMelo, Virlane Nogueira-
dc.date.accessioned2017-10-23T17:33:14Z-
dc.date.available2017-10-23T17:33:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMelo, V. N.; Borges Neto, H. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26755-
dc.descriptionMELO, Virlane Nogueira. Sequência Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações. 2017. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this research is the teaching of fractions, a content whose learning is essential for success in school life in Mathematics, since it occurs from Elementary to High School, serving as the basis for learning many more complex content. The analysis focused on the applicability of the Fedathi Sequence, coupled with the methodology of Error Analysis in teaching-learning of this subject. The objective of this study is to test the applicability of the feedback methodologies with respect to the content of fractions, in order to make student learning more effective. As for the theoretical basis, this work is based mainly on the writings of Hermínio Borges Neto (2001) on the Fedathi Sequence, as well as on the studies of Helena Cury, (2015) on Error Analysis, among other scholars of these methodologies. This experiment, developed during the year 2017, had the objective of applying the Fedathi Sequence to the teaching of fractions and analyzing the main difficulties and errors committed by the students, when solving the tests - diagnostic exercises applied. It sets up an action research, of quantitative-qualitative approach, whose data collection happened through the application of exercises to each of the eight classes taught, as well as the application of a questionnaire in the first and last class. Ten students from the state education network of Ceará, enrolled in the 8th year of Elementary Education at EEFM Professor Paulo Freire participated in the research. With the support of the analysis of the data obtained in the research, the results indicate that the application of the Fedathi Sequence with the Error Analysis in class was effective, since the students were more confident and interested in the content, highlighting in response to the questionnaires, the benefits of this change of perspective in working with the error and the positioning of the teacher in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática – estudo e ensino – Análise de errospt_BR
dc.subjectAprendizagem por Ensaio e Erropt_BR
dc.subjectEnsino de matemática - Ensino Fundamental - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectError Analysispt_BR
dc.subjectFedathi Sequencept_BR
dc.titleSequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de fraçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO tema desta pesquisa é o ensino de frações, um conteúdo cujo aprendizado é imprescindível para êxito na vida escolar quanto à Matemática, visto que ocorre desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, servindo de base para o aprendizado de muitos outros conteúdos mais complexos. A análise concentrou-se na aplicabilidade da Sequência Fedathi, aliada à metodologia de Análise de Erros no ensino-aprendizagem desse assunto. Objetiva-se com este estudo testar a aplicabilidade das metodologias retrocitadas no que tange ao conteúdo de frações, com vistas a tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. Quanto à fundamentação teórica, este trabalho se baseia sobretudo, nos escritos de Hermínio Borges Neto, (2001) acerca da Sequência Fedathi, bem como nos estudos de Helena Cury, (2015) quanto à Análise de Erros, entre outros estudiosos dessas metodologias. Este experimento, desenvolvido ao longo do ano 2017, teve como objetivo aplicar a Sequência Fedathi ao ensino de frações e fazer a análise das principais dificuldades e erros cometidos pelos alunos, ao resolverem os exercícios testes – diagnósticos aplicados. Configura uma pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa, cujo levantamento de dados sucedeu mediante aplicação de exercícios a cada uma das oito aulas ministradas, bem como aplicação de questionário na primeira e na última aula. Participaram da pesquisa dez alunos da rede estadual de ensino do Ceará, matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental na EEFM Professor Paulo Freire. Com amparo na análise dos dados obtidos na própria investigação, os resultados apontam que a aplicação da Sequência Fedathi junto à Análise de Erros nas aulas se mostrou eficaz, visto que os estudantes se mostraram mais confiantes e interessados pelo conteúdo, destacando, em resposta aos questionários, os benefícios dessa mudança de perspectiva no trabalho com o erro e no posicionamento do professor em sala de aula.pt_BR
dc.title.enFedathi sequence and analysis of errors applied to the teaching of fractionspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_vnmelo.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.