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Tipo: TCC
Título: Publicidade e infância: a influência da memorização dos jingles radiofônicos dos anos 1980 e 1990 para as crianças da época e os jovens adultos de hoje
Autor(es): Monteiro, Maria Clara Sidou
Orientador: Lima, Raimundo Nonato de
Palavras-chave: Infância;Jingles;Memória
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Monteiro, M. C. S.; Lima, R. N. (2009)
Citação: MONTEIRO, Maria Clara Sidou. Publicidade e infância: a influência da memorização dos jingles radiofônicos dos anos 1980 e 1990 para as crianças da época e os jovens adultos de hoje. 2009. 76f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2009.
Resumo: O intuito de qualquer comercial é permanecer na mente do consumidor por um longo período. Os estudos sobre publicidade afirmam que é mais fácil memorizar algo quando está em forma de música, por isso, os jingles, peça publicitárias feita para uma marca/produto utiliza recursos linguísticos para facilitar a memorização, além das melodias e letras simples que cativam seu público. As mídias, por exemplo, rádio e televisão, mostram as representações culturais da sociedade e as crianças, principalmente, buscam, nos meios de comunicação e na publicidade, formas de se comportarem que aprendem a partir da repetição. Os anunciantes sabem que a crianças é uma parte importante da decisão das compras dos pais e por isso, a publicidade destinada ao público infantil cresceu tanto a partir das décadas de 1980 e 1990. É preciso estudar as consequências a longo prazo dos comerciais da presença dos comerciais nas mentes das crianças para saber como ocorre a relação com o consumo desde a infância. Para verificar se há a memorização dos anúncios pelas crianças e quais as influências na fase adulta, realizou-se uma pesquisa de campo, envolvendo estudantes universitários entre 18 e 24 anos. Os entrevistados responderam que as lembranças da infância estão associadas aos jingles que escutaram nesta fase. Além disso, ainda há preferência na compra de produtos que consumiam quando crianças, persuadidos pelas peças publicitárias. A relação afetiva entre as recordações da infância e os jingles facilitou a formação de consumidores fiéis das marcas/produtos. Mesmo os anúncios não dirigidos diretamente ao público infantil foram memorizados pelas crianças das décadas de 1980 e 1990. Os jingles passaram do patamar de serem somente comerciais e representam agora partes de uma vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26717
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