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Title in Portuguese: Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da licenciatura em educação do Campo-Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA
Title: Paths of interdisciplinarity: from training on area of knowledge to educational pracitice of the graduates of the rural education gradution course. The case of Procampo/IFPA, Campus of Castanhal (PA)
Author: Silva, Márcia Cristina Lopes e
Advisor(s): Souza, José Ribamar Furtado de
Keywords: Formação de Professores – Pará
Prática Pedagógica
Interdisciplinaridade da Educação
Interdisciplinarity
Training by area of knowledge
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Márcia Cristina Lopes e. Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da licenciatura em educação do Campo-Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA. 2017. 317f. –Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Portuguese: Este estudo objetiva analisar a interdisciplinaridade através da prática educativa dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo PROCAMPO-IFPA-Campus de Castanhal - Pará, buscando compreender o processo formativo na perspectiva da área de conhecimento, no sentido de contribuir com a formação de educadores do campo. O curso em questão tem sua formação baseada na área de conhecimento, em Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza e Matemática, que os discentes optam, através da área de seu interesse, a partir do 5º semestre. O quadro de referência baseou-se nas categorias conceituais: Interdisciplinaridade, Formação Por Área de Conhecimento e a Prática Educativa. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, o delineamento, um Estudo de Caso, e os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação participante, entrevistas semiestruturadas e entrevista coletiva com os sujeitos da pesquisa em suas bases. A investigação partiu das observações das práticas educativas do trabalho com a interdisciplinaridade nas escolas em que atuam os educadores egressos, questão essa necessária, quando se trata do enfoque da área de conhecimento, que foi a formação que os educadores tiveram na ocasião do curso. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi estudado e foram entrevistados professores e coordenadores do Curso. O trabalho de campo foi realizado em comunidades rurais e assentamentos, onde os egressos moram e atuam como educadores, localizadas na Amazônia Paraense, região demarcada pela diversidade de sujeitos, culturas e saberes no que diz respeito à Educação do Campo. Os estudos mostraram tentativas de interdisciplinaridade tanto nas práticas educativas dos docentes, no curso de formação, como dos egressos em suas ações profissionais, apontando para a necessidade de fortalecer a formação continuada de docentes da Licenciatura em Educação do Campo e dos egressos, no que se refere a esse tema. Como resultado, a investigação sinalizou que os educadores conseguem realizar uma educação contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos educandos, mas como uma tarefa isolada, sobretudo pela escola, que propicia poucos momentos coletivos de planejamentos, reuniões e avaliações, ou mesmo pelo currículo que é disciplinar, ou seja, o plano de aula é por disciplina. Outro sim, está na necessidade de reconstruir os Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo, trazendo a formação por área de conhecimento e o trabalho coletivo como questões necessárias para contribuir com as políticas de educação do campo na região.
Abstract: This study aims to analyze the interdisciplinarity through the educational practice of the graduates of the course in Rural Education PROCAMPO-IFPA-Campus of Castanhal - Pará, seeking to understand the formative process from the perspective of the area of knowledge, in the sense of contributing to the Rural Educators. The course has its training based on the area of knowledge chosen by students between Human and Social Sciences or Natural Sciences and Mathematics, according to the area of their interest, from the 5th semester. The frame of reference was based on the conceptual categories: interdisciplinarity, training according to the area of knowledge and educational practice. The research was characterized as qualitative, based on a Case Study. The methodological instruments used were participant observation, semi-structured interviews and collective interview with the research subjects in their bases. The field work was based on the observations of the educational practices of the work with the interdisciplinarity in the schools in which the graduates educators act. That issue is necessary when it comes to the focus of the area of knowledge, which is stressed in the course. They studied the Pedagogical Project of the Course (PPC) and interviewed the teachers and coordinators. The fieldwork was carried out in rural communities and settlements, where the egresses live and work as educators, located in the regions of Amazon in the state of Pará. That region is marked by the diversity of subjects, cultures and knowledge regarding to Rural Education. The studies showed an attempt of interdisciplinarity, both in the educational practices of the teachers, in the training course and of the graduates in their professional actions. This pointed to the need to strengthen the continuing education of the rural education teachers and of the graduates. As a result, research has also signaled to the importance of rebuild the Pedagogical Projects of the Rural Schools, emphasizing the area of knowledge training and the collective work as crucial role in order to contribute to the rural education policies in the region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26673
metadata.dc.type: Tese
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