Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorSoares, Antonio Aroldo Lins-
dc.date.accessioned2012-05-23T14:22:38Z-
dc.date.available2012-05-23T14:22:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOARES, Antonio Aroldo Lins. Avaliação institucional: o caso da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. 2009.125f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2662-
dc.description.abstractThis study aimed to carry out an institutional assessment at the Darcy Ribeiro College of Technology, a private institution. More specifically, it aimed to assess the quality of education at that institution in the light of dimensions 2 and 3 of the National System of Higher Education Assessment (SINAES), ie, scientific and educational perspectives: policies, standards and incentives for teaching, research, extension and social responsibility of the Institution. In this sense a search was conducted through questionnaires, involving a representative sample of veteran students, as they are able to express their views with greater certainty about the academic reality, teachers, course coordinators and direction of the Institution. The latter was also the object of an interview about its general aspects. Before the questionnaires a pre-test was conducted with success, as no new difficulties regarding its understanding and fulfillment occurred. The survey results indicated that the quality of teaching was considered good and that the social responsibility actions occasioned were perceived as incipient. In the end, seeking to contribute to the education quality improvement at Darcy Ribeiro College of Technology, several recommendations were made towards areas considered weak or undeveloped.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFaculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectAvaliação das Condições de Ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação do Ensino Superior – Fortaleza (CE) Instituição Privada de Educação Superior – Fortaleza (CE) Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAvaliação Institucional : O caso da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve por objetivo proceder a uma avaliação institucional na Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, instituição de natureza privada. De maneira específica buscou-se analisar a qualidade do ensino ministrado naquela instituição à luz das dimensões 2 e 3 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ou seja, perspectiva científica e pedagógica formadora: políticas, normas e estímulos para o ensino, a pesquisa e a extensão e a responsabilidade social da Faculdade. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa, através de questionários, envolvendo uma amostra significativa de alunos veteranos, porque considerados capazes de opinarem com maior segurança sobre a realidade acadêmica, os professores, coordenadores de curso e direção da Faculdade. Esta última foi objeto também de uma entrevista sobre aspectos gerais da instituição. Antes da aplicação dos questionários foi realizado um pré-teste, bem sucedido, já que não surgiram quaisquer dificuldades quanto à sua compreensão e preenchimento. Os resultados da pesquisa indicaram que a qualidade do ensino ministrado foi considerada boa e que as ações de responsabilidade social ensejadas foram entendidas como incipientes. Ao final, buscando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, foram feitas várias recomendações em cima de pontos considerados fracos ou de pouco desenvolvimento.pt_BR
dc.title.enInstitutional Assessment: The case of the Faculty of Technology Darcy Ribeiropt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_aalsoares.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.