Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Wellington Gabriel Freitas de-
dc.contributor.authorCarneiro, Jéssica de Souza-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:57:44Z-
dc.date.available2017-10-11T17:57:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Jéssica de Souza. O fluido estatuto do Eu e sua representação nos sites de redes sociais: uma análise do Instagram no Facebook. 2013. 58f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26593-
dc.description.abstractThe insertion of new media such as digital and social medias in our contemporary society brings consequences not only in the character of usage, but also on the way society understands and behaves in front of them (Lévy, 1999) . The advent of internet and massification of virtual relationships not only transformed the way we consume such media, but also how we relate to each other and how people see themselves (RECUERO, 2009) . The objective of this research is to analyze the appropriation of photography by social networking websites from the usage performed by users of Instagram, social media made for photography, and its integration with the social networking site Facebook, in order to establish its use with the self-image construction in these networks and the self-presentation ( Goffman , 1975) . In this work, we analyze not only the technical appropriation of virtual social networks, but the behavior stimulated over its users through social representation the internet users seek sharing their personal images (SIBILIA, 2008). Therefore, a qualitative and quantitative study was divided into two phases will be taken. For so, this research in the first phase a quantitative research, with questionnaires, and during the following phase, a focus group (DUARTE; BARROS, 2005). To make this research tangible, we will be using concepts of Virtual Social Networks and Virtual Communities of Recuero (2009) and Kozinets (2002), also concept of building the "self" and the self-presentation, Sibilia (2008 ) and Goffman (1975), respectively and finally , we also used in this work the concept of photography and virtuality, of Oliveira (2005 ) and Fabris (2004 ).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRedes sociais virtuaispt_BR
dc.subjectSelf-presentationpt_BR
dc.titleO fluido estatuto do Eu e sua representação nos sites de redes sociais: uma análise do Instagram no Facebookpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inserção de novas mídias, como as mídias digitais e sociais, em nossa sociedade contemporânea traz consequências não apenas do caráter de uso, mas sobre a forma como a sociedade as compreende e como se comporta frente a elas (LÉVY, 1999). O advento da internet e a pluralização das relações virtuais transformaram não apenas nossa forma de consumir tais mídias, mas a forma como nos relacionamos com o outro e como as pessoas passam a se enxergar (RECUERO, 2009). O objetivo deste trabalho é analisar a apropriação da fotografia por sites de redes sociais a partir do uso realizado pelos usuários do Instagram, mídia social voltada para a fotografia, e sua integração com o site de rede social Facebook, no intuito de estabelecer seu uso com a autoconstrução da imagem nestas redes e a representação do "eu" (GOFFMAN, 1975). Neste trabalho é analisada não apenas a apropriação técnica das redes sociais virtuais, mas o comportamento estimulado em seus usuários através da representação social que buscam nas imagens fotográficas compartilhadas (SIBILIA, 2008). Para tanto, será feita uma pesquisa qualiquantitativa, dividida em duas fases: a primeira de cunho mais exploratório, com o auxílio de questionários, e na fase segunda fase, uso de grupo focal (DUARTE; BARROS, 2005). Para tornar tangível essa investigação, serão trabalhos conceitos de Redes Sociais Virtuais e Comunidades Virtuais, de Recuero (2009) e Kozinets (2002), além das ideias sobre a construção do eu e a representação, de Sibilia (2008) e Goffman (1975), respectivamente; por fim, será usado também neste trabalho o conceito de fotografia e virtualidade, de Oliveira (2005) e Fabris (2004).pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_jscarneiro.pdf653,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.