Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
Tipo: | Resumo |
Título : | Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância |
Autor : | Carvalho, Beatriz Bezerra Barros, Gracy Kelly Amaral Caldas, Jane Eyre Martins Soares, Deyse Mara Romualdo Silva, Mirella Mota Cavalcante Lima, Luciana Soares, Mara Romualdo |
Palabras clave : | Interação;Educação a Distância;Discussão |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; SOARES, M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo do trabalho é descrever a relação entre discente e docente no decorrer da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada pela Universidade Federal do Ceará do semestre de 2016.1 na modalidade Educação a Distancia (EaD) para alunos da graduação presencial, ocorrendo no âmbito do ambiente virtual de aprendizagem Solar. Passando por rodízios bissemanais durante quatro módulos que compreendem as temáticas de Ambientação em EaD; Diferença como qualidade do que é diferente; Educação ambiental, Tecnocultura, Tecnologia e Tecnocracia; Papel e Identidade de Gênero; Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade; Direitos Humanos como construção cultural e Avaliação da disciplina, a turma número 10 é analisada por meio de observação passiva. Compreende-se que o ambiente virtual de aprendizagem integra as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) e docência, facilitando o acesso ao ambiente de discussão acadêmica devido à flexibilidade de horários. Entretanto, visto que, nesta disciplina, os alunos pontuam quanto o cumprimento de prazos para postagem, os fóruns sofrem esvaziamento parcia – tanto por parte do corpo discente como pelo corpo docente – durante certo período, resultando em um monólogo da parcela discente que ocupa ativamente os fóruns, prejudicando o processo de discussão ao torná-lo superficial e restrito aos textos básicos da disciplina. Entende-se que a participação ativa e interativa dos corpo docente junto ao discente estimula maior participação durante o período de postagens bem como , ao fomentar as discussões, abre novas vias de debate. |
Descripción : | CARVALHO, Beatriz Bezerra; et al. Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bbcarvalho.pdf | 49,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.