Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Inês Sílvia Vitorino-
dc.contributor.authorRibeiro, Gabriela Lima-
dc.date.accessioned2017-10-10T11:32:58Z-
dc.date.available2017-10-10T11:32:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Gabriela Lima. Iniciativas em mídia-educação: a ação do CineTVez na Escola Deputado Manoel Rodrigues. 2012. 144f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26531-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.titleIniciativas em mídia-educação: a ação do CineTVez na Escola Deputado Manoel Rodriguespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa se propõe a desenvolver uma pesquisa qualitativa voltada a compreender as apropriações das crianças que se envolveram com o Projeto de Extensão TVez de educação para o uso crítico da mídia dos conhecimentos nele apresentados. Primeiramente recorremos à trajetória histórica da concepção de infância nas sociedades desde a Antiguidade até a contemporaneidade, na tentativa de desnaturalizar a concepção de infância com o qual convivemos hoje. Percorrermos também as transformações ocorridas no sistema de educação, nesse mesmo período, na tentativa de interpretar qual a importância que a escola exerceu nas sociedades e quais foram suas bases metodológicas centrais em cada período, buscando , finalmente, considerar a origem das mídias, sua difusão e seus avanços e como elas modificaram as relações entre a criança e a escola. Nessa linha, analisamos as novas metodologias educacionais que aliam as tecnologias de informação e educação ao cotidiano escolar, objetivando a formação de um usuário criativo que, além de possuir uma visão crítica das mídias que consome, seja também um produtor de mídia, expressando suas opiniões, idéias e realidades sociais, dando visibilidade à elas e exercendo, assim, seu direito à comunicação. Após essa contextualização conceitual, nos debruçamos sobre o Projeto CineTVez: suas ações, os problemas enfrentados, as adaptações realizadas e nossas impressões como participante e avaliação como pesquisadora. Analisamos, então, documentos, relatórios e, principalmente, as entrevistas realizadas com quatro crianças participantes do projeto considerando cinco categorias principais de análise: Entendimento do Projeto, Sentimento de Vínculo e Identificação, Entendimento Teórico dos Eixos, Entendimento Técnico das Mídias e Apropriação das Mídias na Escola e no Cotidiano.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_glribeiro.pdf8,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.