Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26524
Tipo: TCC
Título: A CASa Aberta: por uma aprendizagem significativa pelo rádio
Autor(es): Freitas, Mário César Matos de
Orientador: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palavras-chave: Rádio;Formação docente;Projeto CASa;Programa CASa Aberta
Data do documento: 2011
Citação: FREITAS, Mário César Matos de. A CASa Aberta: por uma aprendizagem significativa pelo rádio. 2011. 157f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011.
Resumo: Desde as características pioneiras do veículo radiofônico no Brasil até a atualidade percebem-se esforços em alinhar interesses comunicativos e educativos. Este trabalho visa, então, estudar o programa radiofônico CASa Aberta, espaço de comunicação do projeto CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa), o qual oferece uma perspectiva diferenciada de acolhimento e formação docente aos professores recém ingressos à Universidade Federal do Ceará. Investimentos na área comunicativa do projeto se fizeram necessários, propiciando o surgimento em 15 de outubro de 2010 do que viria a ser o objeto de estudo desta monografia. Perpassando a interface entre comunicação e educação, onde o rádio poderia se encaixar desde sua chegada ao Brasil, alcançando-se as formas de se trabalhar com a preparação do docente para a sala de aula universitária, na figura da disciplina de Didática do Ensino Superior, do programa Rede de Valorização do Ensino Superior (REVES) e, mais recentemente, do CASa, o trabalho buscou apresentar um contexto geral de criação do projeto, no qual o CASa Aberta se insere, bem como conceitos basilares da iniciativa. Com uma abordagem multimetodológica que faz uso de estratégias quantitativas, quando da aplicação de questionários com os docentes participantes, visando mensurar as características do grupo e percepções das ações do projeto; e de outras qualitativas, quando da análise da estrutura de conteúdos, temas, debatedores e trechos do programa CASa Aberta, analisados à luz dos princípios da proposta da Comunidade de Aprendizagem a qual se vincula, esta monografia reflete o fazer comunicacional significativo possibilitado pelo CASa Aberta a seus envolvidos, tanto como ouvintes, quanto como produtores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26524
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_mcmfreitas.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.