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dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorFarias Filho, Alberto-
dc.date.accessioned2012-05-22T14:44:07Z-
dc.date.available2012-05-22T14:44:07Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFARIAS FILHO, Alberto. Avaliação institucional: interlocução entre auto-avaliação na perspectiva do SINAES e do GESPÚBLICA. 2011. 140f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2650-
dc.description.abstractThe institutional assessment, focusing on self-assessment is an instrument for improving the management of federal higher education intuitions. This dissertation is a description of the intersection between the two forms of self-assessment prescribed by a National Assessment System of Higher Education (SINAES) and the other advocated by the National Public Management and Debureaucratization (GESPÚBLICA), which allow to draw knowledge that can be applied in practice to be carried out participatory planning and analyzes the data collected from the sources indicated, trying to answer the question generating, from the subject, and clarify how is dialogue between self-assessments: in view of SINAES and the GESPÚBLICA. The points of interaction between those instruments are highlighted, as well as the synergy between the tools that allows you to create mechanisms to promote alignment of management processes with the mission and developing a plan to improve the management, with a hierarchy of priorities that can be generated from the synergy between the instruments of institutional self-evaluation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleAvaliação institucional: interlocução entre auto-avaliações na perspectiva do SINAES e do GESPÚBLICpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação institucional, tendo como foco a autoavaliação é um Instrumento para o aprimoramento da gestão das instituições federais de ensino superior. Nesta dissertação, é feita uma descrição dos pontos de interseção, das duas formas de autoavaliação, uma prescrita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a outra preconizada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), que permitem elaborar saberes que possam ser aplicados, na prática, ao ser realizado o planejamento participativo. Analisam-se, também, os dados colhidos nas fontes indicadas, buscando-se responder à pergunta geradora, com suporte no tema, e esclarecer como ocorre interlocução das autoavaliações: na perspectiva do SINAES e do GESPÚBLICA. Os pontos de interação nestas ferramentas são destacados, bem como, a sinergia entre os instrumentos que permite criar mecanismos promotores do alinhamento dos processos, com vistas à elaboração de um plano de melhoria da gestão, com hierarquização de prioridades, que pode ser produzido com suporte na sinergia entre os instrumentos de autoavaliação institucional.pt_BR
dc.title.enInstitutional assessment: dialogue between self-assessments in view of SINAES and the GESPÚBLICApt_BR
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