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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26479
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Eleni Henrique da | - |
dc.contributor.author | Rocha, Liana Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T11:30:01Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T11:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Rocha, L. L.; Silva, M. E. H. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26479 | - |
dc.description | ROCHA, Liana Lima. Surfando para a vida: um estudo sobre o papel do surfe como prática pedagógica libertadora. 2017. 238f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Projetos sociais | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Youth | pt_BR |
dc.subject | Liberating education | pt_BR |
dc.title | Surfando para a vida: um estudo sobre o papel do surfe como prática pedagógica libertadora | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O surfe, no contexto de alguns projetos sociais, tem sido apresentado como uma prática educativa para a formação e a inclusão social de jovens vítimas de uma ordem social que se estrutura em um contexto desumanizante permeado de injustiças sociais. São projetos que afirmam usar o surfe como uma prática educativa, agente socialmente transformador, proporcionando noções de cidadania e conscientização social. Diante desse entendimento, esta pesquisa teve como objetivo estudar o surfe como uma prática educativa para a formação humana cidadã e a inclusão social de jovens. O campo desta pesquisa foi o projeto social: Instituto Povo do Mar (IPOM), que tem como propósito educacional, usar o surfe como princípio de poderosas ações educativas para a juventude que mora no entorno da praia do Titanzinho, na cidade de Fortaleza, no Ceará. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o enfoque qualitativo orientado pela abordagem etnográfica, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, a análise documental e entrevistas. Os colaboradores da pesquisa foram 4 jovens participantes do projeto. A análise dos dados e a constituição das categorias analíticas ocorreram mediante a tríade: surfe, juventude e educação libertadora, tendo, principalmente, Paulo freire como pilar teórico desse processo investigativo revelador. Com esse estudo observamos uma experiência de ensino e aprendizagem do surfe, para além da transmissão dos conhecimentos técnicos dessa prática corporal, sendo uma ação educativa fundamentada por visões, dinâmicas e intenções que trabalham o surfe nas dimensões sociais e afetivas. Porém paralelo a esses achados, constatamos que essa ainda é uma experiência pouco crítica-reflexiva, emancipada e dialógica. Com relação aos sentidos e significados que os jovens conferem ao surfe, identificamos a partir de suas vozes, que eles compreendem tal prática corporal como uma forma de lazer, um meio para diminuição do estresse e um espaço para eles se socializarem. Sobre os saberes compartilhados aos jovens, frente ao surfe como prática corporal educativa, identificamos um saber técnico, mas também a existência daqueles que dialogam com os valores humanos, bem como alguns temas transversais, tendo os saberes sobre o meio ambiente e a saúde, os mais presente nos relatos dos jovens. Com os resultados dessa pesquisa foi possível vislumbrar o surfe como uma prática educativa para a formação humana cidadã e a inclusão social dos jovens. | pt_BR |
dc.title.en | Surfing for life:one study on the surfing role as liberating pedagogical practice | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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