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dc.contributor.authorVieira, Patrícia Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Vera Lúcia Santiago-
dc.date.accessioned2017-10-07T14:26:03Z-
dc.date.available2017-10-07T14:26:03Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationVieira, P. A.; Araújo, V. L. S. (2007)pt_BR
dc.identifier.issn1519-5392-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26470-
dc.descriptionVIEIRA, Patrícia Araújo; ARAUJO, Vera Lúcia Santiago. A leitura em português como L2: análise das possíveis crenças de professores de surdos. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 265-275, jan./dez. 2007.pt_BR
dc.description.abstractThe ICES (Deaf Education Institute of Ceará) is a public school in Fortaleza – CE attended only be deaf students. This school’s education statement considers bilingualism, which says that LIBRAS (Brazilian Sign Language) is the mother tongue for the Brazilian deaf, Portuguese being the second language. Because this school has been through many changes, many beliefs among teachers have emerged in order to make students more proficient in reading Portuguese (L2). This research presents interviews with four teachers of Portuguese language – two who are majored in Letras and two from Education. They are teachers working for ICES and their work time has varied considerably. This study revealed that the teachers’ beliefs about teaching of reading in L2 to the deaf has influenced their action in class. It has also kept them from acting in a way that could benefit their students in their reading development, according to Barcelos (2003) and Wood (2003).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEntretextospt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectLeitura em L2pt_BR
dc.subjectLIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)pt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectL2 Readingpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language (LIBRAS)pt_BR
dc.titleA leitura em português como L2: análise das possíveis crenças dos professores de surdospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ICES (Instituto Cearense de Educação dos Surdos) é uma escola pública de Fortaleza - CE freqüentada apenas por alunos surdos. Essa escola tem como proposta educacional o Bilingüismo que considera a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como a língua natural dos surdos e a língua portuguesa a sua segunda língua (L2). Devido ao fato de essa escola ter passado por várias transformações educacionais, inúmeras crenças entre os professores começaram a surgir, visando fazer os alunos surdos se tornarem proficientes em leitura em língua portuguesa (L2). Nessa pesquisa foram entrevistados quatro professores de língua portuguesa para os surdos, sendo dois formados no curso de Letras e dois formados em Pedagogia. Eles fazem parte do quadro docente do ICES e seu tempo de trabalho nessa instituição foi bem diferenciado. Esse estudo revelou que as crenças dos professores sobre o ensino de leitura em L2 para os surdos têm influenciado suas ações na sala de aula, além de impedir ações que poderiam ser benéficas ao desenvolvimento leitor desses alunos, conforme o que professam Barcelos (2003) e Wood (2003).pt_BR
dc.title.enReading in portuguese as L2: analysis of possible beliefs of teachers of the deafpt_BR
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