Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26418
Tipo: Resumo
Título : A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche
Autor : Aquino, Pedro Neto Oliveira de
Silva, Bárbara Rainara Maia
Cruz, Silvia Helena Vieira
Palabras clave : Identidade étnico-racial;Criança Pequena;Creche
Fecha de publicación : 2016
Citación : AQUINO, P.N.O.; SILVA, B.R.M.; CRUZ, S.H.V.; (2016)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho resulta do Projeto PIBIC/UFC A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche, que tem por objetivo central compreender como as crianças de três anos constroem a sua identidade étnico-racial e, nesse processo, qual a contribuição das experiências vividas por elas nas creches da rede pública municipal de Fortaleza, privilegiando a sua perspectiva. A pesquisa de campo, realizada no primeiro semestre deste ano, teve como lócus um Centro de Educação Infantil-CEI de um bairro periférico do município de Fortaleza, enfocando o grupo de crianças de três anos. A metodologia consistiu na utilização de quatro estratégias de construção de dados, mas aqui serão discutidos apenas os dados construídos através da observação. Foram realizadas onze observações de períodos inteiros. Na turma observada havia quatro crianças mulatas e uma negra. Uma das meninas mulatas, Lis, manifestava autoimagem negativa, identificando-se como “azul” ou “branca”; já a menina negra, Ada, manifestava autoimagem positiva, identificando-se como “preta”. A professora e a “assistente” evitavam colocar limites em Ada: os conflitos que a envolviam eram encerrados rapidamente, sem estimular a agência das crianças nas negociações para a sua resolução. Quando a discriminação étnico-racial se manifestava, a professora a negava ou, se a reconhecia, não a abordava com as crianças. Uma cena expressa as ambiguidades em relação a esse tema: uma professora do CEI, branca, após perguntar à Ada se poderia beijá-la e ter uma resposta positiva da menina, não o fez. Na mesma direção, constatamos tanto a presença de livros e bonecas que retratavam o grupo negro como de espaços que privilegiavam o estereótipo branco. Levantamos a hipótese de que o contexto não é tão acolhedor em relação à diversidade quanto as atividades realizadas neste sentido procuravam demonstrar, provavelmente sob a influência da presença dos pesquisadores e tema pesquisado.
Descripción : AQUINO, Pedro Neto Oliveira de; SILVA , Bárbara Rainara Maia; CRUZ, Silvia Helena Vieira. A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26418
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_pnoaquino.pdf49,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.