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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26413
Tipo: | TCC |
Título: | Gênero em jogo: a representatividade da mulher através do figurino em League of Legends |
Título em inglês: | Gender at stake: the representativeness of women through the wardrobe in League of Legends |
Autor(es): | Cruz, Carlos Gutemberg de Sousa |
Orientador: | Mota, Maria Dolores de Brito |
Palavras-chave: | Gênero;Figurino;Design de moda;Game Design |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | CRUZ, Carlos Gutemberg de Sousa. Gênero em jogo: a representatividade da mulher através do figurino em League of Legends. 2017. 104 f. Monografia (Graduação em Design-Moda)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017 |
Resumo: | De fato, a história dos games é recente em relação às outras mídias, mas se tornou uma importante expressão cultural nos dias atuais, exercendo influências nos variados aspectos da vida dos jogadores. A cada ano os games ganham novos recursos e vão se aperfeiçoando, chegando ao patamar de líderes do mercado de entretenimento global, atualmente. O game por sua natureza midiática, ele se torna híbrido. Utiliza-se de intercâmbios e influências de elementos, recursos e linguagens que contribuem para o aprimoramento de seus recursos tecnológicos e audiovisuais, contribuindo para a criação de uma interface que proporcionasse ao indivíduo uma vivência de uma realidade, totalmente fora do convencional. A presente pesquisa faz uma análise da personagem Miss Fortune e suas skins do MOBA League of Legends, classificando-as segundo os arquétipos proposto pelo ilustrador Leo Hartas (Hartas, 2005), sendo mais adequada à realidade do jogo, pois explora aspectos psicológicos e físicos do personagem. Estabelecendo uma inter-relação ao modo em que as personagens são representadas com as questões de gênero presentes na sociedade. Além de correlacionar as áreas de moda e design de jogos, com o intuito de explicar a importância do profissional da moda no processo de criação dos personagens, garantindo um ambiente midiático e interdisciplinar entre as áreas. |
Abstract: | In fact, the history of the games is recent in relation to other media, but has become important cultural expression in the present day, exerting influences on the various aspects of the players' lives. Each year the games gain new resources and are improving, reaching the heights of global entertainment market leaders today. The game by its mediatic nature, it becomes hybrid. It uses exchanges and influences of elements, resources and languages that contribute to the improvement of its resources technological and audiovisual fields, contributing to the creation of an interface that to the individual an experience of a reality, totally unconventional. This search makes an analysis of the character Miss Fortune and her skins of the MOBA League of Legends, classifying them according to the archetypes proposed by the illustrator Leo Hartas (Hartas, 2005), being more appropriate to the reality of the game, as it explores psychological and physical aspects of the character. Establishing an interrelationship in how the characters are represented with the gender issues present in society. In addition to correlating the and game design, in order to explain the importance of fashion in the process of creating the characters, ensuring a media environment and between areas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26413 |
Aparece nas coleções: | DESIGN MODA - Monografias |
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