Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Ticiana Telles-
dc.date.accessioned2017-10-05T15:35:08Z-
dc.date.available2017-10-05T15:35:08Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMELO, Ticiana Telles. Estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará e a mobilidade internacional: relatos e análise de algumas experiências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 38, 2010, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABENGE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26395-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to study the international student mobility, with the Federal University of Ceara (UFC) as the starting point, by analyzing one of its cooperation agreements – the Double Diploma programme and its impact on the participant’s formation. We will study such aspects as general training of French Central Schools, the challenges presented in the academic day-to-day routine as well as subjective issues such as the development of maturity and autonomy of young people in formation. This analysis was made possible through the twenty interviews conceded by participants of the program, the reading of the agreement documents and the updating of the sociology of education bibliography.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenhariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalização dos estudospt_BR
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.subjectSociology of educationpt_BR
dc.subjectInternationalisation of higher studiespt_BR
dc.subjectMobilitypt_BR
dc.titleEstudantes de engenharia da Universidade Federal do Ceará e a Mobilidade internacional - relatórios e análise de algumas experiênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse artigo se propõe a estudar a mobilidade internacional do futuro engenheiro da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da participação no programa de Duplo Diploma de Graduação em Engenharia da UFC e suas repercussões na formação do participante. Deteremo-nos em aspectos como a formação generalista das Escolas Centrais francesas, dos desafios apresentados no dia-a-dia academico, bem como de questões subjetivas como o desenvolvimento da maturidade e da autonomia dos jovens em formação. Essa análise se fez possível por meio de entrevistas, no total de vinte cedidas pelos participantes do programa, da leitura dos documentos de convênio e da atualização da bibliografia da sociologia da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_ttmelo.pdf401,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.