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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26386
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação responsiva e construtivista de um hospital de ensino do Estado do Ceará |
Título em inglês: | Responsive evoluation and constructivist of a Teaching hospital of Ceará State |
Autor(es): | Nogueira, Denise Lima |
Orientador: | Geison Vasconcelos, Lira |
Palavras-chave: | Hospitais de ensino;Avaliação;Método |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | NOGUEIRA, D.L. (2015) |
Resumo: | De acordo com o Artigo 200, inciso III, da Constituição Federal de 1988, no campo da formação dos profissionais para o setor saúde, cabe ao Sistema Único de Saúde a ordenação da formação de recursos humanos. Neste cenário, os Hospitais de Ensino emergem como equipamentos de saúde relevante para a formação de profissionais para o setor, visto configurarem campo de prática para atividades curriculares de cursos da área da saúde, e serem responsáveis pela formação dos profissionais da saúde que atuarão na rede básica de saúde e nos hospitais públicos e privados. Portanto, a fim de conhecer o desempenho obtido por um Hospital de Ensino do Estado do Ceará nos processos de gestão, ensino, pesquisa e atenção à saúde após a contratualização com o SUS, avaliou, na perspectiva dos stakeholders, o desempenho de um Hospital de Ensino do Estado do Ceará após a sua contratualização com o Sistema Único de Saúde como Hospital de Ensino, nos eixos “Ações estratégicas na área da assistência”, “Gestão, Ensino e Pesquisa” e “Modelo de Alocação de Recursos Financeiros”, bem como analisar as reivindicações, as preocupações e as questões levantadas pelos stakeholders relativamente a cada um desses três eixos e comparar essas reivindicações, preocupações e questões entre os grupos de stakeholders. Para tanto, realizamos uma pesquisa avaliativa, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, pautada no modelo de Avaliação de Quarta Geração de Guba e Lincoln (1989). Tendo como cenário de estudo um hospital privado filantrópico localizado no interior do estado do Ceará, a coleta dos dados seguiu sete passos dos 12 propostos pelo círculo hermenêutico dialético de Guba e Lincoln (1989) e teve como participantes 33 sujeitos envolvidos com o hospital pesquisado. O processo de análise de dados utilizado foi o método da comparação constante, proposto inicialmente por Glaser e Strauss (1967) no âmbito da Teoria Fundamentada. A pesquisa atendeu aos princípios éticos de pesquisas envolvendo seres humanos, recebendo parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú sob nº de CAAE 37096214.9.0000.5053. As construções vicariantes dos stakeholders favoreceram a emersão de códigos focais que foram organizados em quadros conforme os eixos normativos do hospital de ensino e os organizadores da Avaliação de Quarta Geração de Guba e Lincoln (1989). Destarte, esta avaliação nos permitiu depreender que o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no Brasil (BRASIL, 2004) favoreceu, ao hospital pesquisado, avanço relativo aos três eixos normativos dos hospitais de ensino, com a emersão de preocupações e questões. Desta forma, são necessárias novas investigações sobre o tema a fim de aprimorar o modelo avaliativo utilizado nesta pesquisa e de responder as questões emergentes relacionadas ao desempenho dos hospitais de ensino após a contratualização com o SUS e ao impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino na conformação normativa e funcional destes. |
Abstract: | According to the Article 200, section III of the Federal Constitution of 1988 in the field of training of professionals for the health sector, it is up to the Single Health System ordination of training of human resources. In this scenario, the Teaching Hospitals emerge as health equipment relevant to the training of professionals for the sector, since configure practice field for curricular activities of health area courses, and be responsible for the training of health professionals who will work on the network primary health care and public and private hospitals. Therefore, in order to meet the performance achieved by the State of Ceará Teaching Hospital in process management, education, research and health care after a contract with the NHS, proposed to evaluate, from the perspective of stakeholders, the performance a Ceará State Teaching Hospital after contracting with the National Health System as a Teaching Hospital, on track "Strategic actions in the area of assistance", "Management, Education and Research" and "Allocation Model of Financial Resources" and to examine the claims, concerns and issues raised by stakeholders for each of these three areas and compare these claims, concerns and issues among stakeholder groups. To this end, we conducted an evaluative, descriptive and exploratory research, qualitative approach, based on the model of Fourth Generation Evaluation of Guba and Lincoln (1989). Set in a study of private philanthropic hospital located in the state of Ceará, data collection followed seven steps of 12 proposed by the dialectic hermeneutical circle of Guba and Lincoln (1989) and had the 33 participating subjects involved in the researched hospital. The data analysis method used was the method of constant comparison, initially proposed by Glaser and Strauss (1967) within the framework of Grounded Theory. The study met the ethical principles of research involving human subjects, receiving favorable opinion of the Ethics Committee of the State University Acaraú Valley in number of CAAE 37096214.9.0000.5053. The vicariant buildings of stakeholders favored the emergence of focal codes that were organized in tables as normative axes of the teaching hospital and the organizers of the Fourth Generation Evaluation of Guba and Lincoln (1989). Thus, this assessment allowed us to conclude that the Restructuring Program of Teaching Hospitals in Brazil (BRAZIL, 2004) favored at the hospital researched, advancing on the three axes of the normative teaching hospitals, with the emergence of concerns and questions. Thus, further research is needed on the subject in order to improve the evaluation model used in this study and respond to emerging issues related to the performance of teaching hospitals after a contract with the NHS and the impact of the Teaching Hospitals Restructuring Program the normative and functional conformation of these. |
Descrição: | NOGUEIRA, D. L. Avaliação responsiva e construtivista de um hospital de ensino do Estado do Ceará. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26386 |
Aparece nas coleções: | PPGCS - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
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