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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26319
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo |
Autor : | Lima Júnior, Ronaldo Mangueira |
Palabras clave : | Aquisição fonológica;Sistemas complexos;Análise acústica;Inglês-L2;Phonological acquisition;Complex systems;Acoustic analysis;EFL |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | ReVEL |
Citación : | LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, p. 203-225, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O principal objetivo deste artigo é argumentar que dados individuais e longitudinais de aprendizes de uma língua estrangeira (L2) são mais ricos em informação e em poder explanatório do processo de desenvolvimento fonológico em L2 do que dados agrupados e transversais. Primeiramente, as principais características de sistemas complexos serão relacionadas ao processo de desenvolvimento fonológico em L2. Em seguida, dados de produção de aprendizes brasileiros de inglês-L2, previamente analisados de maneira agrupada e transversal, serão reanalisados com uma metodologia individual, e ambas análises serão comparadas. A conclusão une os princípios epistemológicos de sistemas complexos à reanálise dos dados de produção, a fim de fechar a argumentação em favor de dados individuais e longitudinais para melhor compreensão do processo de desenvolvimento (fonológico) de L2 como sistema complexo e dinâmico. |
Abstract: | The main goal of this paper is to argue that individual and longitudinal data of foreign language (L2) learners are more informative and have more explanatory power of the L2 phonological development process than grouped and cross-sectional data. First, the most important characteristic of complex systems will be related to the L2 phonological developmental process. Then Brazilian learners’ production data of English, previously analyzed in a grouped and cross-sectional fashion, will be reanalyzed with an individual methodology, and both analyses will be compared. The conclusion bridges the epistemological principles of complex systems and the reanalysis of the production data to close the argument in favor of individual and longitudinal data for a better understanding of the L2 (phonological) developmental process as a complex and dynamic system. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26319 |
ISSN : | 1678-8931 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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