Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26249
Type: TCC
Title: O balé clássico em Fortaleza na década de 1950
Authors: Tavares, Priscila Barros
Advisor: Gadelha, Rosa Cristina Primo
Issue Date: 2012
Citation: Tavares, P. B.; Gadelha, R. C. P. (2012)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho se propõe a estudar o balé clássico na cidade de Fortaleza na década de 1950. O início da prática dessa arte, no estado do Ceará, deu-se de forma contínua a partir da fundação da Academia de Ballet Regina Passos, em 1954. O contexto social, político, econômico e cultural de Fortaleza foram analisados e relacionados ao inicio da prática dessa dança na cidade. O que se observa é que o balé nasceu dentro de uma sociedade cearense elitizada, cuja característica central baseava-se em regras de etiqueta e requinte. A monografia foi dividida em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. No primeiro capítulo será abordada a história do balé clássico nas cortes européias, sendo permeada por regras de etiqueta e pela competição entre os cortesãos para subir na hierarquia social. No segundo capítulo, o contexto social e político do mundo, do Brasil e do Ceará foram estudados, expondo o ambiente no qual a Academia de Ballet Regina Passos seria constituída. Já o terceiro capítulo analisa as práticas e os valores sociais embutidos no balé de 1950 a partir de entrevistas com Regina Passos e suas filhas: Tereza Passos e Claudia Borges.
Description: TAVARES, Priscila Barros. O balé clássico em Fortaleza na década de 1950. 2012. 102f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26249
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_pbtavares.pdf29,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.