Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26163
Tipo: TCC
Título: Comunicação para jovens na tevê: análise do Programa Jovial da TV Assembleia do Ceará
Autor(es): Oliveira, Isabela Monteiro de
Orientador: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palavras-chave: Juventude;Televisão;Linguagem televisual
Data do documento: 2010
Citação: Oliveira, I. M.; Cavalcante, A. P. P. (2010)
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada com jovens de uma escola pública da periferia de Fortaleza, sobre o programa da TV Assembleia, emissora do Poder Legislativo Estadual do Ceará, dedicado ao público jovem - o Jovial. A pesquisa buscou analisar, com suporte nas observações dos jovens acerca do programa exibido, seu formato, proposta e conteúdo. A análise teve fundamento nas ideias de João Rodolfo do Prado, Muniz Sodré, Décio Pignatari e Arlindo Machado, acerca de linguagem televisual; de Geni Amélia Nader Vasconcelos e Silvia Koch Martins, quando se reportam à relação do jovem com a televisão; e no conceito de recepção apresentado por Jesús Martín-Barbero. A análise do programa Jovial ainda foi fundamentada nos estudos que se desenvolveram desde a década de 1970 sobre a juventude, os quais se mostraram indispensáveis na compreensão de quem é o público-alvo do programa focalizado, pois se pôde observar que este não é uniforme nem segue um padrão, mas é marcado por profunda e complexa pluralidade. Quem trouxe a luz nessa questão foi, principalmente, Pierre Bordieu, quando fala de “juventudes” para expressar essa pluralidade. Autores como Paulo Sérgio do Carmo, Maria Rita Kehl, Marialice Mencarini Foracchi e Erik H. Erikson ampliaram a visão no que concerne a essa pluralidade juvenil, tratando de temas como crise da adolescência, a imagem adolescente na sociedade, consumo e juventude, geração net etc. Na pesquisa, focou-se a visão na pluralidade que os jovens entrevistados representavam enquanto se discutia o Jovial. Abordaram-se, na entrevista, o formato de programa de auditório, o cenário, o apresentador e os quadros; foram analisadas a profundidade do debate e a interatividade com os jovens, tendo-se evidenciado se o programa está em conformidade com a sua proposta e com o que os jovens esperam da programação da tevê.
Descrição: OLIVEIRA, Isabela Monteiro de. Comunicação para jovens na tevê: análise do Programa Jovial da TV Assembleia do Ceará. 2010. 66f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26163
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_imdoliveira.pdf379,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.