Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Dilmar Santos de-
dc.contributor.authorRocha, Jessé da Costa-
dc.date.accessioned2017-09-25T15:07:45Z-
dc.date.available2017-09-25T15:07:45Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationRocha, J. C.; Miranda, D. S. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26072-
dc.descriptionROCHA, Jessé da Costa. Adorno e a Nova Música. 2006. 86f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a general idea on the Philosophy of New Music. To facilitate such exposition, two strategies were adopted. First, divide the text into two major chapters. Second, adopt some themes as conductor strings. However, the study did not restrain itself from making a simple rational reconstruction of the Philosophy of New Music. It also analyzed major musical and philosophical sources used by Adorno. In this context, special notability was given to the writings of Schoenberg, Kant, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche and Freud. Other texts from Adorno himself were also used, among them, one which demonstrated to be particularly relevant for our objectives, for example, Music and language: a fragment. Thus, we elaborated, based on the mentioned text, some kind of prelude. I concluded that, to Adorno, atonal music developed by Schoenberg stood in the forefront of European art. Stravinski, on the other hand, led a reactionary movement which searched an arbitrary conservation of the past, thus compromising, both the old and the new.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtonalismopt_BR
dc.subjectDodecafonismopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDodecaphonismpt_BR
dc.subjectInfantilism and pre classicismpt_BR
dc.titleAdorno e a Nova Músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExpõe as linhas gerais da Filosofia da Nova Música. Para facilitar tal exposição, duas estratégias foram adotadas. Primeira, dividir o texto em dois grandes capítulos. Segunda, adotar alguns temas como fios condutores. Contudo, a pesquisa não se limitou a fazer uma mera reconstrução racional da Filosofia da Nova Música. Ela também analisou as principais fontes musicais e filosóficas utilizadas por Adorno. Nesse contexto, ganharam destaque especial os escritos de Schoenberg, Kant, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e Freud. Outros textos do próprio Adorno também foram utilizados, dentre eles, um mostrou-se particularmente relevante para nossos propósitos, qual seja, Music and language: a fragment. Sendo assim, elaboramos, com base no referido texto, uma espécie de prelúdio. Conclui que, para Adorno, a música atonal desenvolvida por Schoenberg estava na vanguarda da arte européia. Stravinski, ao contrário, liderou um movimento reacionário que buscou uma conservação arbitrária do passado, comprometendo, assim, tanto o velho como o novo.pt_BR
dc.title.enAdorno and the New Musicpt_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_jcrocha.pdf531,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.