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Tipo: TCC
Título: Análise do modelo de negócios de desenvolvedoras locais de jogos digitais com base no business model canvas
Autor(es): Serenc, Jean Louis Gabriel de Castro
Orientador: Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;Plano de negócios;Administração de projetos
Data do documento: 2015
Citação: SERENC, Jean Louis Gabriel de Castro. Análise do modelo de negócios de desenvolvedoras locais de jogos digitais com base no business model canvas. 2015. 84 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o modelo de negócios de desenvolvedoras locais de jogos digitais, com base no Modelo de Negócios Canvas. O desenvolvimento e acessibilidade das novas tecnologias de informação permitiu que novas indústrias se desenvolvessem, em especial as que trabalham com a indústria do entretenimento e da criatividade. A democratização dos meios de produção e o surgimento de um amplo mercado consumidor fez com que aumentasse a demanda por novos players no mercado produtor. Diariamente surgem então empresas novas que buscam sobreviver nesses mercados. O Modelo de negócios surgiu para ajudar as empresas a saírem do papel e ganhar forma real de forma rápida e precisa sem a necessidade do desenvolvimento do extenso e detalhado Plano de Negócios. Neste quesito surge o Modelo de Negócios Canvas uma ferramenta simples e eficaz que em um quadro de nove componentes procura descrever todo o funcionamento de uma empresa. Sendo assim para desenvolvimento desta pesquisa realizouse um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa, em duas empresas locais que desenvolvem jogos digitais, visando entender como funciona seu Modelo de Negócios, a partir da teoria estudada no Modelo Canvas. O resultado dessa pesquisa, apesar da pequena amostra, atesta a eficácia do Modelo de Negócios Canvas para a simples compreensão e entendimento do negócio das empresas pesquisadas e da utilização do modelo mesmo sem conhecimento da ferramenta por parte dos fundadores.
Abstract: This work was developed with the goal of analisys the business model of local gaming developers, based on the Business Model Canvas. With the growthing and accessibility of new kinds of information technology allowed the development of new kind of industries, in special those who work with entertainment and creativity. The democratization of the means for producing and the growth of a big consumer market increased the demand for new players in the production market. Daily, new enterprises are born trying to survive in these markets. The Business Model was born to help enterprises get out from the paper and gain real form quickly and effectively without the development of a extended and detailed Business Plan. So the Business Model Canvas was developed, it is an simple and effectively tool made in a board composed by nine components which tries to describe how an enterprise works. So to the development of this research was performed a multiple case study, in qualitative form, in two locals enterprises who develops digital games, trying to understand how their Business Models works, based on the Canvas Model Theory. The results of this research, indicates the effectiveness of the Business Model Canvas to simplify the understanding of the business of those enterprises and the usability of this methodology even if there is no knowledge of the tool from the founders.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26019
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