Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26004
Type: Artigo de Periódico
Title: Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino
Authors: Coan, Márluce
Freitag, Raquel Meister Ko
Keywords: Variação e mudança linguísticas;Ensino de língua portuguesa;Habilidades sociolinguísticas
Issue Date: 2010
Publisher: Domínios de Lingu@Gem
Citation: Coan, M.; Freitag, R. M. K. (2010)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo, de caráter teórico-aplicado, visa, inicialmente, à apresentação da proposta teórico-metodológica da Sociolinguística. Na sequência, os pressupostos sociolinguísticos são correlacionados ao ensino e, com o propósito de verificar a inclusão desses pressupostos em documento oficial que pauta os projetos político-pedagógicos das escolas, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final do artigo, demonstramos a possibilidade de abordar, em sala de aula, habilidades sociolinguísticas.
Abstract: This paper, theoretical and applied, aimed to present sociolinguistic theory and method. These assumptions are correlated to the education, in order to verify the inclusion of these principles in an official document that governs the political-educational projects in schools. After, we analyze the National Curricular Parameters. At the end, we demonstrate the possibility of addressing in the classroom, sociolinguistic skills.
Description: COAN, Márluce; FREITAG, Raquel Meister Ko. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Domínios de Lingu@Gem, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 173-194, jul./dez. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26004
ISSN: 1980-5799
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_mcoan.pdf822,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.