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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2596
Tipo: | Dissertação |
Título: | Padres lazaristas no Ceará e a formação educacional confessional: seminários e colégios (1864 - 1914) |
Autor(es): | Andrade Filho, João Batista de |
Orientador: | Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula |
Palavras-chave: | Igreja Católica;Padres Lazaristas;Educação confessional;Catholic church;Vincentians Fathers;Education confessional |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | Andrade Filho, J. B.; Vasconcelos Júnior, R. E. P. (2012) |
Resumo: | No rol das ações efetivadas para continuar mantendo o controle social, a Igreja Católica postou-se como guardiã da sociedade e, a partir de uma visão tradicionalista, efetivou ações que desencadearam mudanças na maneira de ser dos diversos atores sociais dos diversos segmentos da sociedade, sejam em termos políticos, econômicos, propriamente religiosos, educacionais e comportamentais. Dentre as ações encampadas, o Processo de Romanização ocupou lugar central porque serviu de diretriz ao propósito disciplinador da referida instituição católica. O Estado do Ceará inseriu-se nesse contexto na medida em que foi instituído seu bispado e instituído o Seminário Episcopal de Fortaleza. A presente proposta, que teve a pretensão de ser compreensiva, buscou delinear o conjunto de fatores que permitiram que os padres Lazaristas permanecessem por quase um século à frente da referida instituição de ensino influenciando hábitos educacionais, intervindo, mesmo que indiretamente, na formação de professores bem como na disseminação da educação confessional secundária. Destarte, a Igreja Católica montou trincheiras na sociedade no intuito de garantir o monopólio da violência simbólica, estendendo seu poder e disseminando-o através da educação da juventude. |
Abstract: | Effect in the list of actions to continue maintaining social control, the Catholic Church stood as the guardian of society, from a traditionalist view, effected actions that triggered changes in the way of being of different social actors of the various segments of society, are in political, economic, strictly religious, educational and behavioral. Among the actions taken over the process of Romanization took central place because it served as a guideline to the purpose of disciplining said Catholic institution. The state of Ceara was inserted in this context as it was set up his bishopric and the Episcopal Seminary of Fortaleza. This proposal, which was meant to be comprehensive, sought to delineate the set of factors that allowed the Vincentians Fathers remained for nearly a century ahead of that educational institution influencing educational habits, intervening, even indirectly, in teacher training and the spread of secondary education confessional. Thus, the Catholic Church set up trenches in society in order to secure the monopoly of symbolic violence, extending its power and spreading it through the education of youth. Keys |
Descrição: | ANDRADE FILHO, João Batista de. Padres lazaristas no Ceará e a formação educacional confessional: seminários e colégios (1864 e 1914). 2012. 136f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2596 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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