Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25959
Type: | Dissertação |
Title: | Análise do programa de assistência estudantil sobre o rendimento escolar dos alunos do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza |
Authors: | Pinho, Antônio Sérgio Ribeiro |
Advisor: | Irffi, Guilherme Diniz |
Keywords: | Assistência Estudantil;Desempenho Acadêmico;IFCE |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | PINHO, Antônio Sérgio Ribeiro. Análise do Programa de Assistência Estudantil sobre o Rendimento Escolar dos Alunos do Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza / Antônio Sérgio Ribeiro Pinho. – 2017. 37 f. Dissertação (mestrado profissional). - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste trabalho é avaliar se o programa de auxílio financeiro realizado pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza, é capaz de impactar sobre o Índice de Rendimento Acadêmico – IRA dos discentes e, ainda, se o mesmo é capaz de gerar retorno econômico. Para realização de tal tarefa foi utilizado o modelo de diferenças para identificar se o programa promove um acréscimo ao desempenho acadêmico dos alunos. Para explicar o rendimento acadêmico, utiliza-se de uma variável dummy que indica a participação do aluno no programa e um conjunto de informações socioeconômicas dos discentes; coletados junto ao IFCE – Campus Fortaleza e remetem ao ano de 2012. Além disso, foi elaborado o fluxo de caixa do programa, de modo que fosse possível construir as principais medidas financeiras de avaliação, quais sejam VPL, TIR, custo/benefício e rendimento anualizado, para subsidiar o diagnóstico de geração do retorno econômico. Os resultados destacam a influência do programa de assistência estudantil sobre o rendimento escolar e, ainda, em função do VPL ser positivo, do benefício superar o custo e a TIR ser superior a Selic, pode-se inferir que o programa apresenta retorno econômico. |
Abstract: | The Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus Fortaleza, is capable of impacting on the Academic Income Index (IRA) of the students, yet it is still capable of generating economic returns. To accomplish the task, the difference model was used to identify if the program promotes an increase in students' academic performance. To explain academic achievement, use a Dummy variable that indicates a student's participation in the program and a set of socioeconomic information of the students; They were collected from the IFCE - Campus Fortaleza and refer to the year 2012. In addition, the cash flow of the program was elaborated so that it was possible to construct the main financial measures of evaluation, which are NPV, IRR, cost / benefit and income Annualized, to subsidize the diagnosis of generation of economic return. The results highlight an influence of the student assistance program on school performance and also, because NPV is positive, benefit surpasses cost and an IRR is superior to Selic, it can be inferred that the program presents an economic return. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25959 |
Appears in Collections: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_asrpinho.pdf | 166,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.