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dc.contributor.advisorAguiar, Odílio Alves-
dc.contributor.authorFreitas, Willam Gerson de-
dc.date.accessioned2017-09-14T14:33:04Z-
dc.date.available2017-09-14T14:33:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFreitas, W. G.; Aguiar, O. A. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25636-
dc.descriptionFREITAS, Willam Gerson de. A trajetória agônica do homem hobbesiano. 2011. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to discuss the concept of man on Thomas Hobbes in the three pillars that make up your theory: the state of nature, the contract and the State. First, it discusses the equality of men, the three causes of war of all against all, and how to understand the relationship between your theory and the historical moment in which he lived. Secondly, it is shown the concept of contract as a product of human capacity to transform the reality, and also the relationship between the mechanical and the moral, and the union of reason and passion in your anthropology. Finally, it analyzes the divine authority of the state and, because of this, the possibility of failure on the part of sovereign power with the rationale of the pact between individuals, which is the preservation of life. It intend to demonstrate that the seventeenth-century thinker sees the human condition as an agonizing journey, in which even the best guarantee of peace, the State, presents the possibility of serious drawbacks.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHobbespt_BR
dc.subjectNatureza humanapt_BR
dc.subjectEstado de naturezapt_BR
dc.subjectState of naturept_BR
dc.subjectHuman naturept_BR
dc.titleA trajetória agônica do homem hobbesianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é discutir a concepção de homem em Thomas Hobbes nos três pilares que compõe sua teoria: o estado natural, o contrato e o Estado. Em primeiro lugar, se analisa a igualdade entre os homens, as três causas da guerra de todos contra todos, e como compreender a relação entre a teoria do autor e o momento histórico em que ele viveu. Em segundo lugar, mostra-se a concepção de contrato como produto da capacidade humana de transformação da realidade e, ainda, a relação entre a mecânica e a moral, e a união de razão e paixões em sua antropologia. Por fim, destaca-se o Estado como detentor de uma autoridade divina e, em virtude disto, a possibilidade do descumprimento, por parte do poder soberano, com a razão de ser do pacto entre os indivíduos, a preservação da vida. Pretende-se demonstrar que o pensador seiscentista concebe a condição humana como uma trajetória agônica, na qual até mesmo a maior garantia de paz, o Estado, apresenta a possibilidade de sérios inconvenientes.pt_BR
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