Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marco Antonio-
dc.date.accessioned2017-09-13T13:55:14Z-
dc.date.available2017-09-13T13:55:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, M. A.; Albuquerque, L. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25626-
dc.descriptionSILVA, Marco Antonio. A sinfonia da vida: narrativa sobre a constituição do habitus docente musical. 2017. 138f. –Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis study is a self-analysis of the aspects that outlined my teaching training in music at Federal Teaching Institution. The research aims to analyze the trajectory of the agent seeking to unveil such aspects. It is an autobiographical procedure that seeks to describe the transformations that occurred in my career, considering familiar, social, cultural and musical aspects that influenced to a great extent, the decisions that directed me in the role of violin teacher at the Federal University of Cariri. In this sense, the objective of the research is to understand the constitution of the teaching staff habitus of a degree course in music. Thus, looking at the past of formation, the concepts of the praxisology of the sociologist Pierre Bourdieu about the habitus, field, social, cultural and financial capital as a tool to illuminate this analysis are considered. Life History and Praxiology are two research traditions that help to understand this research. In this way, my trajectory demonstrates the process of acquiring a habitus that extrapolates the idea of reproduction of the existence conditions; at the same time, that this context denies my probable destiny allows me to postulate the following thesis: “the inadaptation of the primary habitus, combined with strategies and the contact with key elements in the musical field led me as agent to occupy a prominent position in this field”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectFieldpt_BR
dc.subjectLife historypt_BR
dc.titleA sinfonia da vida: narrativa sobre a constituição do habitus docente musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorAlbuquerque, Luiz Botelho de-
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo é uma autoanálise dos aspectos que delinearam minha formação docente em Música em uma instituição federal de ensino. A pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória do agente procurando desvelar tais aspectos. Trata-se de um procedimento autobiográfico que descreve as transformações ocorridas em minha trajetória, considerando aspectos familiares, sociais, culturais e musicais que influenciaram, em grande medida, as decisões que me direcionaram na função de professor de violino da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Nesse sentido, a pesquisa dedica-se a compreender a constituição do habitus docente do professor de um curso de licenciatura em Música. Assim, ao olhar para o passado de formação, são considerados os conceitos da praxiologia do sociólogo Pierre Bourdieu acerca do habitus, campo e capital social, cultural e financeiro como ferramenta para iluminar esta análise. História de vida e praxiologia são duas tradições de pesquisa que ajudam a compreender esta investigação. Desse modo, a trajetória aqui presentada demonstra o processo de aquisição de um habitus que extrapola a ideia de reprodução das condições de existência. Ao mesmo tempo que esse contexto nega meu destino provável, permite-me postular a seguinte tese: “a inadaptação do habitus primário, aliado a estratégias, e o contato com elementos-chaves no campo musical me conduziram, enquanto agente, a ocupar uma posição de destaque no referido campo”.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tese_masilva.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.