Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25547
Title in Portuguese: Mutirão: a relevância da fotografia no design social e o seu papel na construção de identidade de uma comunidade
Author: Josino, Lara Dias Monteiro
Advisor(s): Vieira e Silva, Anna Lúcia dos Santos
Keywords: Fotografia
Design Social
Identidade
Estudo de caso
Issue Date: 2017
Citation: JOSINO, L. D. M. (2017)
Abstract in Portuguese: Pretende-se analisar a importância da fotografia na pesquisa e na prática do design social e o seu papel na construção de identidade de uma comunidade, destacando sua aplicação no processo de realização de um projeto que utilizou essa abordagem. Partindo do princípio de que a fotografia é um tipo de plataforma de observação do mundo social, e tendo em vista sua definição, bem como da documentação fotográfica, este projeto visa o esclarecimento das relações entre fotografia, design social e identidade, com o enquadramento e a compreensão de um projeto empreendido pelo Canto - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e pelo Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social da Universidade Federal do Ceará, da mesma instituição. A pesquisa, embasada nas perspectivas oferecidas pela metodologia do estudo de caso, utiliza as fotos que foram realizadas no Projeto de Transformação Ativa Praça Ecológica Guaribal, no bairro Serrinha, como objeto de análise e discussão. As hipóteses da presente investigação se direcionam ao estudo dessas fotos em busca da verificação da importância da documentação fotográfica, do olhar fotográfico e da fotografia como instrumento, documento de processo e estratégia no âmbito do design social.
Abstract: It is intended to analyze the importance of photography in the research and practice of social design and its role in the construction of a community identity, highlighting its application in the process of execution of a project that used this approach. Assuming that photography is a type of platform for observation of the social world, and in view of its definition, as well as photographic documentation, this project aims to clarify the relations between photography, social design and identity, with the framing and the understanding of a project undertaken by Canto - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) and Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social da Universidade Federal do Ceará, of the same institution. The research, based on the perspectives offered by the methodology of the case study, uses the photos that were carried out in Projeto de Transformação Ativa Praça Ecológica Guaribal, in the Serrinha neighborhood, as object of analysis and discussion. The hypotheses of the present investigation are directed to the study of these photos in search of the verification of the importance of the photographic documentation, the photographic look and the photography as instrument, document of process and strategy in the scope of social design.
Description: JOSINO, L. D. M. Mutirão: a relevância da fotografia no design social e o seu papel na construção de identidade de uma comunidade. 2017. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25547
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_ldmjosino.pdf164,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.