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Type: TCC
Title: Análise da educação ambiental no contexto escolar: um olhar sobre a escola Genciano Guerreiro de Brito, em Maracanaú/CE
Authors: Mesquita, Ana Luísa Alencar de
Advisor: Matos, Fábio de Oliveira
Keywords: Educação ambiental - Maracanaú (CE);Percepção geográfica;Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2016
Citation: MESQUITA , Ana Luísa Alencar de. Análise da educação ambiental no contexto escolar: um olhar sobre a escola Genciano Guerreiro de Brito, em Maracanaú/CE. Fortaleza, 2016. 46 f. TCC (Graduação em Ciências Ambientais) - Curso de Ciências Ambientais, Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Desde o surgimento do homem na Terra, pode-se observar seu vínculo com a natureza: seja tratando-a como presente divino ou utilizando-a como mera fonte de obtenção de recursos. Nesse cenário, logo surge uma preocupação com o esgotamento de recursos naturais, concebendo assim o conceito de Educação Ambiental (EA). Sendo as escolas grandes formadoras de opinião da sociedade, este estudo monográfico teve como tema Educação e Percepção Ambiental no contexto escolar, dada pela relevância intervenção humana no meio ambiente e o entendimento de que este é fundamental para a manutenção da vida na Terra. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de crianças de 6 a 11 anos da Escola Municipal Genciano Guerreiro de Brito, em Maracanaú, acerca do conceito de meio ambiente, e o modo como a escola tem o poder de promover um pensamento crítico sobre a preservação da natureza. Para a realização de tais análises, foram utilizados questionários com perguntas fechadas e abertas, para adaptar-se à realidade dos alunos e nos trazer resultados mais confiáveis. Com os resultados obtidos, podemos inferir que apesar de haver um progresso considerável no processo de conscientização ambiental, ainda há muito a fazer. Há uma óbvia carência de entendimento sobre o meio ambiente, de como ele funciona e de que modo os seres humanos são responsáveis pela atual situação do planeta.
Abstract: Since the appearance of man on Earth we could observe its bond with nature: treating it as a divine gift or using it as a mean of resources obteinment. With this situation, a concern about the depletion of natural resources emerged and then the concept of environmental education (EE) was created. The scholar environment has the power of forming society’s opinion. Thinking about it, this monographic study was about Environmental and Perception Education in schools, giving relevance to human intervention in the environment and understanding that nature is essential for the maintenance of life on Earth. This study aimed to analyze the perception of children 6 to 11 years of the School Genciano Guerreiro de Brito in Maracanaú about their environmental conception and how the school has the power to promote critical thoughts about nature preservation. To perform those analyzes, questionnaires with open and closed questions were used to adapt to the reality of the students and bring in more reliable results. With those results, we can conclude that although there is considerable progress in environmental awareness process, there is still much to do. There is an obvious lack of understanding about the environment, how it works and how humans are responsible for the current situation of the planet.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25364
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