Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25351
Type: TCC
Title: Avaliação do modelo do direct trade em relação ao fair trade do café no caso da Empresa Utamtsi Kaffee - Bremen, Alemanha.
Authors: Leal, Luana Moreira
Advisor: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Keywords: Agricultura orgânica - Certificados e licenças;Café orgânico;Reciprocidade comercial
Issue Date: 2016
Citation: LEAL, Luana Moreira. Avaliação do modelo do direct trade em relação ao fair trade do café no caso da Empresa Utamtsi Kaffee - Bremen, Alemanha. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo abordou o tema do Direct Trade, também chamado Direct Fair Trade, com análise prática na empresa Utamtsi Kaffee, baseando-se em conceitos e direcionamentos de outros modelos de Comércio Alternativo, no caso, a Agricultura Orgânica e o Comércio Justo no cenário europeu. Foram realizados confronto dos conceitos, objetivos e aplicações do Direct Fair Trade em outras empresas referenciadas e do contexto e da ligação que possui com o Movimento Fair Trade, e estabelecimento de uma conexão das contribuições da Agricultura Orgânica à empresa em estudo. O estudo possuiu como objetivo geral identificar as vantagens e as desvantagens em aplicar o Direct Fair Trade na empresa Utamtsi Kaffee e a dinâmica do trabalho se deu através da aplicação de questionário e entrevistas com pessoaschave no processo de implantação e divulgação do Fair Trade na cidade de Bremen, com o intuito de avaliar o cenário local em que a empresa está inserida e do Direct Fair Trade, aplicado à sua realidade em virtude da oportunidade de intercâmbio na Hochschule Bremen, Alemanha, no ano de 2015. Os resultados foram satisfatórios, de modo que foram comprovadas as vantagens competitivas na adoção do Direct Fair Trade de café no cenário de Bremen, considerando os clientes-alvo da empresa.
Abstract: This study was addressed to the Direct Trade model, also called Direct Fair Trade, with practical analysis in the Utamtsi Kaffee company, based on the concepts and the guidelines of other known models of Alternative Trade, as Organic Agriculture and Fair Trade in the European perspective. Confrontations were made over the Direct Fair Trade concepts, objectives and applications in other referenced companies, as well as the context and the connection with the Fair Trade Movement and the connection of the Organic Agriculture to this company‘s case. The work‘s general objective consisted in identifying advantages and disadvantages on applying the Direct Fair Trade in the Utamtsi Kaffee company and its dynamics were carried out through the application of a questionnaire and interviews with people of interest in the process of implementing and disseminating Fair Trade in the city of Bremen, in order to assess the local scenario in which the company is, and the Direct Fair Trade, applied to its reality by virtue of the opportunity of exchange at the Hochschule Bremen, Germany, in the year 2015. The results were satisfactory, so that the competitive advantages in the adoption of the Direct Fair Trade of coffee in the Bremen scenario were verified, considering the company's target customers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25351
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_lmleal.pdf696,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.