Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25301
Type: | TCC |
Title: | Intervenção educativa sobre acidentes domésticos com crianças para famílias atendidas em um ambulatório de puericultura |
Authors: | Lima, Essyo Pedro Moreira de |
Advisor: | Gubert, Fabiane do Amaral |
Keywords: | Prevenção de Acidentes;Enfermagem Pediátrica;Cuidados de Enfermagem |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | LIMA, E. P. M. Intervenção educativa sobre acidentes domésticos com crianças para famílias atendidas em um ambulatório de puericultura. 2016. 59 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo do presente estudo foi o de realizar intervenção educativa sobre prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros junto aos cuidadores de crianças atendidas no serviço de puericultura de uma universidade pública. Para isso, foi necessário o levantamento dos conhecimentos e das necessidades dos cuidadores, a fim de proporcionar maior efetividade das atividades educativas. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem predominantemente quantitativa. O estudo foi realizado na Casa de Parto Lígia Barros Costa, que faz parte do Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM), ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC) e situado no Campus do Pici, Fortaleza-CE. Participaram do estudo 32 cuidadores com idade igual ou superior a 12 anos, com condições cognitivas e emocionais para participar da pesquisa e que possuíam crianças de até três anos atendidas pelo serviço de puericultura da referida unidade. Os resultados evidenciaram que há predominância elevada de acidentes domésticos infantis principalmente em populações de baixa renda, de escolaridade média, de idade jovem e com várias pessoas morando na mesma residência. Com isso, percebe-se a importância de serem criados programas e ações de prevenção de acidentes domésticos, a fim de empoderar os cuidadores para serem agentes protetores e promotores de uma maior qualidade de vida e segurança das crianças, identificando e revertendo riscos potenciais e reais para injúrias que possam contribuir para o aumento das taxas de morbidade e mortalidade. |
Abstract: | The objective of the present study was to carry out an educational intervention on the prevention of domestic accidents and first aid to caregivers of children attending the child care service of a public university. For this, it was necessary to survey the knowledge and needs of caregivers, in order to provide greater effectiveness of educational activities. This is a descriptive-exploratory study, with a predominantly quantitative approach. The study was conducted at the Casa de Parto Natural Ligia Barros Costa, which is part of the Centro de Desenvolvimento da Familia (CEDEFAM), linked to the Universidade Federal do Ceara (UFC) and located in the Campus do Pici, Fortaleza-CE. Thirty-two caregivers aged 12 years or older, with cognitive and emotional conditions to participate in the study, and who had children up to three years old attended by the child care service of the unit participated in the study. The results showed that there is a high prevalence of child domestic accidents mainly in low income, middle school, young age and several people living in the same household. Thus, it is important to create programs and actions to prevent domestic accidents, in order to empower caregivers to be protective agents and promoters of a higher quality of life and safety of children, identifying and reversing potential and real risks For injuries that may contribute to the increase of morbidity and mortality rates. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25301 |
Appears in Collections: | ENFERMAGEM - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_epmlima.pdf | 959,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.