Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25292
Type: TCC
Title: Prevalência de distúrbios menstruais em estudantes, professoras e funcionárias do Departamento de Enfermagem
Authors: Santos, Emanuelle Moura Lima dos
Advisor: Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira
Co-advisor: Sabóia, Dayana Maia
Keywords: Saúde da Mulher;Ciclo Menstrual;Distúrbios Menstruais
Issue Date: 2016
Citation: SANTOS, E. M. L. Prevalência de distúrbios menstruais em estudantes, professoras e funcionárias do departamento de Enfermagem. 2016. 56 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os distúrbios menstruais representam um grupo de situações clínicas bastante prevalentes na prática dos profissionais de saúde. Diversos fatores podem determinar quadros de irregularidades menstruais, sejam eles decorrentes de ginecopatias ou até mesmo de outras doenças não ligadas à esfera genital. Diante da magnitude do tema objetivou-se conhecer a prevalência de alterações menstruais em estudantes de graduação, pós-graduação, professoras e funcionárias do Departamento de Enfermagem da UFC. Trata-se de um estudo transversal realizado no período de junho a dezembro de 2016. Para coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dados sociodemográficos, anamnese gineco-obstétrica e sintomas dos principais distúrbios da menstruação. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS versão 22.0 para Windows e os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados, de acordo com o preconizado pela Resolução N° 466/12 e CAAE 60178316.5.0000.5054, parecer número 1.757.795. Responderam ao questionário 113 mulheres, com idade entre 17 e 59 anos, 7 não se encaixaram no perfil da pesquisa, 6 por apresentarem menopausa e 1 por estar grávida, sendo a amostra final de 106 mulheres. 76,1% não tem companheiro, 23,9% é casada ou em união estável. 78,8% nega qualquer episódio de amenorreia. 69,2% apresenta menstruação dolorosa. A labilidade de humor é a mais presente com 81,5%, seguida da retenção de líquidos (inchaço) 64,8%. Mulheres de melhor nível socioeconômico, maior escolaridade, apresentam uma maior prevalência da síndrome pré- menstrual, pois estão mais alertas para as modificações cíclicas em seu corpo. Percebe-se a importância vital do enfermeiro não só no ambiente hospitalar, mas na academia também, uma vez que, sendo profissionais de saúde é preciso saber lidar com o outro, seja colega de turma, professor ou funcionário, entendê-lo como ser complexo que é e agir de modo holístico no seu cuidar diário.
Abstract: The menstrual disorders represent a group of clinical situations that are very prevalent in the practice of health professionals. Several risks to determine menstrual irregularities are not the results of gynecopathies or even of other diseases not related to the genital sphere. In view of the magnitude of the theme, the objective is to know a monthly menstrual prevalence in undergraduate, graduate, teachers and employees of the UFC Nursing Department. This was a cross-sectional study carried out from June to December 2016. A questionnaire was used to collect data on socio-demographic data, gynecological-obstetric anamnesis and symptoms of the main menstrual disorders. The data was analyzed using the statistical program SPSS version 22.0 for Windows and the results of the research involving human beings were respected, as recommended by Resolution No. 466/12 and CAAE 60178316.5.0000.5054, opinion number 1,757,795. 113 women answered the questionnaire, aged between 17 and 59 years, a final sample of 106 women. 76.1% do not have a partner, 23.9% are married or in a stable union. 78.8% deny any episode of amenorrhea. 69.2% present painful menstruation. The mood lability was 81.5%, followed by fluid retention (swelling) 64.8%. Women of better socioeconomic status and higher education, have a higher prevalence of premenstrual syndrome, as they are more alert to cyclical changes in their body. It is perceived the vital importance of the nurse not only in the hospital environment, but also in the academy, since, being health professionals and need to know how to handle the other, classmate, teacher or employee, understand it as being complex that Is and act holistically in your daily caring.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25292
Appears in Collections:ENFERMAGEM - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_emlsantos.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.