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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25274Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rios, Kênia Sousa | - |
| dc.contributor.author | Reis, Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez | - |
| dc.date.accessioned | 2017-08-31T10:41:20Z | - |
| dc.date.available | 2017-08-31T10:41:20Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.citation | REIS, Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez. O espaço a serviço do tempo: a estrada de ferro de Baturité e a invenção do Ceará. 2015. 402f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25274 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Impacto ambiental – Baturité (CE) – Séc. XIX | pt_BR |
| dc.subject | Ferrovias – Construções e estruturas - Baturité – História - Séc. XIX | pt_BR |
| dc.subject | Capitalismo – Baturité (CE) – Séc. XIX | pt_BR |
| dc.subject | Nature | pt_BR |
| dc.subject | Railroad | pt_BR |
| dc.title | O espaço a serviço do tempo: a estrada de ferro de Baturité e a invenção do Ceará | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A edificação da Estrada de Ferro de Baturité provocou a alteração das paisagens em seu entorno, o que contribuiu para a construção de outro Ceará, no final do século XIX e início do XX. Essa construção fazia parte do projeto de integração nacional do país, através da formação de um Estado Territorial, que articulou a centralização administrativa do território, tendo as vias de comunicação como caminho para as tarefas políticas do Estado, e contribuiu para a invenção da própria nação brasileira. De outro lado, a Estrada de Ferro de Baturité foi apresentada como parte de um processo mais amplo de expansão do capitalismo, como instrumento para inversão e expansão do capital estrangeiro. Nesse sentido, a ferrovia foi considerada uma das portas de entrada do capitalismo no Ceará. Essa compreensão norteou este estudo sobre a progressiva alteração das paisagens em seu entorno, processo que significou o aparelhamento do espaço cearense em função do tempo moderno e ideia de progresso nos moldes europeu ocidentais. Desse modo, as alterações da paisagem – percebidas nos desmatamentos, destocamentos, produção de dormentes, presença massiva de trabalhadores com suas famílias ao longo dos trilhos, sistematizações de novos horários de trabalho, na pauperização dos operários e na disseminação de doenças nos abarracamentos da EFB – significaram neste estudo um estabelecimento de relações com o ambiente, profundamente influenciado pela introdução de relações e concepções capitalistas de mundo. | pt_BR |
| dc.title.en | Space -time service : the Baturité Railroad and the invention of Ceará | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PPGH - Teses defendidas na UFC | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2015_tese_airpcreis.pdf | 5,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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