Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25269
Tipo: TCC
Título : Uma proposta de caminhos à matriz curricular do curso Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará
Autor : Freitas, Paulo Ramon Nogueira de
Tutor: Jucá, Paulyne Mattews
Palabras clave : Sistemas de informação gerencial;Matriz curricular;Avaliação curricular
Fecha de publicación : 2011
Citación : FREITAS, Paulo Ramon Nogueira de. Uma proposta de caminhos à matriz curricular do curso Bacharelado em Sistema de Informação da Universidade Federal do Ceará. 2011. 53 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2011.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho teve como objetivo avaliar a Matriz Curricular do curso de Sistemas de Informação com base nas principais matérias vistas por universidades brasileiras de todo o país em cursos de Sistemas de Informação e apresentar uma sugestão de melhor adequação da Matriz Curricular, nas exigências de admissão para cursos de pós-graduação na área de Ciência da Computação com base na prova do PosComp e nos requisitos exigidos pelo mercado para profissionais formados em Sistemas de Informação e áreas afins. Foram analisadas 10 matrizes curriculares de cursos de Sistemas de Informação ofertados por universidades brasileiras; 20 ofertas de emprego, totalizando 145 requisitos divididos entre necessários e desejáveis e 5 provas do PosComp totalizando 350 questões. Como resultado final, tivemos um conjunto de disciplinas básicas, oriunda da análise das universidades; um conjunto de disciplinas de mercado, oriunda da análise das ofertas de emprego e um conjunto de disciplinas acadêmicas, oriundas da análise das provas dos PosComp. Com isso, definimos dois caminhos a serem seguidos pelos graduandos. O Caminho Acadêmico formado pela junção do conjunto de disciplinas básicas com o conjunto de disciplinas acadêmicas e o caminho de mercado formado pela junção do conjunto de disciplinas básicas com o conjunto de disciplinas de mercado.
Abstract: The objective of this work is to evaluate the Curricular Model of the course in Information Systems based on the main subjects seen in this course in Brazilian universities nationwide, and present a better suggestion for this Model based on admission requirements for post-graduate courses in Computer Sciences as per the PosComp exam, and also on market requirements for graduates of courses in Information Systems and related areas. Ten curricular models of Information Systems courses offered by Brazilian universities were analyzed, as well as twenty job offers with a total of 145 requirements divided between necessary and desirable, and five PosComp exams with a total of 350 questions. The final result is a set of basic subjects derived from the analysis of the universities; a set of market subjects arising from the examination of job offers; and a set of academic subjects originating from the analysis of PosComp exams. Thus, we defined two path options to be taken by graduating students: the Academic Path made up of the set of basic subjects in conjunction with the set of academic subjects; and the Market Path consisting of the set of basic subjects in conjunction with the set of market subjects.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25269
Aparece en las colecciones: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_tcc_prndefreitas.pdf900,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.