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Type: TCC
Title: Promovendo a cooperação através da gamificação
Authors: Rufino, Kleiton de Almeida
Advisor: Jucá, Paulyne Matthews
Keywords: Software – Desenvolvimento;Jogos – Cooperação;Trabalho em equipe;Jogos em grupo
Issue Date: 2016
Citation: RUFINO, Kleiton de Almeida. Promovendo a cooperação através da gamificação. 2016. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: A metodologia Scrum vem sendo muito empregada atualmente em projetos de desenvolvimento de software. Umas das características dessa metodologia é a valorização do trabalho em equipe, é necessário que haja uma boa cooperação entre os integrantes da equipe para se cumprir os objetivos definidos pelo projeto. Para tentar conseguir promover uma melhor cooperação entre os integrantes da equipe Scrum pode-se utilizar de técnicas de jogos em um contexto não jogo, denominamos isto de gamificação. Este trabalho empregou da gamificação para conseguir promover a cooperação na equipe Scrum, para se conseguir tal objetivo foi necessário projetar uma gamificação, validar a gamificação projetada e por fim avaliar os seus efeitos nos integrantes da equipe Scrum, para isto foi aplicado um questionário com uma série de perguntas para verificar a percepção do usuário quanto ao seu comportamento. Os resultados obtidos desta avaliação foram promissores e mostram que a gamificação pode ser uma aliada para melhorar um comportamento desejado.
Abstract: The Scrum methodology has been very currently employed in software development projects. One of the features of this methodology is the appreciation of teamwork, there must be good cooperation between team members to attain the objectives defined by the project. To try to get foster better cooperation between the team members Scrum can use gaming techniques in a context not play, call this in gamification. This study employed the gamification to achieve promote cooperation in the Scrum team, to achieve this goal it was necessary to design a gamification, validate the projected gamification and finally assess its effects on members of the Scrum team, for this was applied a questionnaire with a series of questions to verify the perception of the their behavior. The results of this evaluation were promising and show that gamification can be an ally to improve desired behavior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25119
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