Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25116
Type: | TCC |
Title: | Estudo da aplicação de narrativas para elicitação de requisitos por end-users |
Authors: | Amâncio, Fernanda Maria Pinheiro |
Advisor: | Almendra, Camilo Camilo |
Keywords: | Usuário final (Computadores);Engenharia de requisitos;Software – Desenvolvimento |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | AMÂNCIO, Fernanda Maria Pinheiro. Estudo da aplicação de narrativas para elicitação de requisitos por end-users. 2016. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | EUD (End-User Development) envolve o estudo de técnicas e ferramentas para que usuários finais realizem o desenvolvimento de aplicações necessárias para suas atividades profissionais. Porém alguns problemas são encontrados quando os end-users produzem suas aplicações, por exemplo, a qualidade do produto, podendo assim causar perdas de dados durante o desenvolvimento. A partir dessa problemática, as pesquisas em End-User Software Engineering (EUSE) buscam trazer aos end-users elementos que ajudem no desenvolvimento de suas aplicações. O grande desafio de EUSE é encontrar maneiras de incorporar as atividades de software no fluxo de trabalho dos end-users. Dentro desse contexto surge a End-User Requirements Engineering (EURE), que se trata da incorporação de atividades da Engenharia de Requisitos no desenvolvimento por end-users. As técnicas de requisitos precisam ser adaptadas de forma que possam atender melhor aos end-users, sem que eles precisem mudar completamente a natureza dos seus trabalhos ou prioridades. Esse trabalho descreve um estudo empírico, no qual se propõe avaliar o uso por end-users da técnica de escrita de narrativa no desenvolvimento de seus aplicativos. O estudo observou professores utilizando a ferramenta SideTalk e empregando a técnica de narrativa de uso. O estudo analisou a influência da técnica de narrativas no desenvolvimento pelos usuários. Com o estudo, percebemos que a técnica de escrita de narrativas ajudou os end-users no planejamento prévio do que seria construído na ferramenta SideTalk, atingindo o mesmo benefício que a técnica traz para o desenvolvimento profissional. |
Abstract: | End-User Development comprises the study of tools and techniques to foster the development by end user of their own applications. However, some problems arise when end user build their applications, such as the quality of those solutions. End-User Software Engineering research aims to support end user in their applications development. Main challenge of EUSE is find ways to blend typical software engineering activities into daily work of end users. End-User Requirements Engineering refers to the incorporation of Requirements Engineering in end user development. Requirements techniques need to be adapted so that they can bring value to end user, without changing too much of their work nature and priorities. This work presents an empirical study on the use of narratives by end user in applications development. The study observed school teachers using SideTalk tool and applying the narrative technique, in order to analyze the influence of narratives in the end user development. The study concluded that narratives helped end users in planning ahead their development activities before build conversations in SideTalk tool, getting the same benefits the technique brings in professional development. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25116 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_fmpamancio.pdf | 865,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.