Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25053
Tipo: | TCC |
Título: | Mapeamento da orientação empreendedora nos cursos de graduação em sistemas de informação |
Autor(es): | Silva, Matheus Souza |
Orientador: | Rolim, Germana Ferreira |
Palavras-chave: | Empreendedorismo – Estudo e ensino;Sistemas de informação;Ensino superior |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SILVA, Matheus Souza. Mapeamento da orientação empreendedora nos cursos de graduação em sistemas de informação. 2016. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016. |
Resumo: | Um dos desafios existentes na educação do nosso país é a grande carência brasileira de educação superior de qualidade em empreendedorismo e na indução da orientação empreendedora ainda nos cursos de graduação. A orientação empreendedora caracteriza o gerenciamento do processo empreendedor. Em essência, as dimensões da orientação empreendedora são utilizadas em conjunto para caracterizar uma organização que possui uma postura empreendedora. A educação de qualidade em empreendedorismo e a indução da orientação empreendedora ainda nos cursos de graduação aperfeiçoam a capacidade de inovação, a criatividade e a tomada de iniciativa, forças úteis a todos os estudantes, não apenas àqueles que querem ter algum negócio ou ser autônomos. Diante do contexto apresentado, pode-se apresentar o problema de pesquisa: Como os currículos de cursos de graduação em Sistemas de Informação estão induzindo a Orientação Empreendedora. Justificada a importância da indução a orientação empreendedora nos cursos de graduação em Sistemas de Informação, este estudo terá por objetivo geral mapear a indução da orientação empreendedora nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Sistemas Informação, comparando com o modelo utilizado nos cursos de graduação da UFC Quixadá. A pesquisa terá como contexto de estudo os cursos de graduação em Sistemas de Informação. Os objetivos específicos serão: Levantar as proposições teóricas sobre orientação empreendedora aplicada aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Tecnologia da Informação; Descrever a indução à orientação empreendedora nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de Sistemas de Informação; Analisar a indução da orientação empreendedora no projeto pedagógico do curso de Sistemas de Informação da UFC Quixadá, baseada nos cursos de graduação de outros campi. A pesquisa foi desenvolvida em duas partes: primeiro um questionário eletrônico com coordenadores de outros campi e depois uma entrevista com o coordenador do curso de Sistemas de Informação da UFC Quixadá. Foi identificado que de todas as dimensões da orientação empreendedora, Inovatividade, Autonomia e Proatividade são fortemente induzidas no decorrer dos cursos. Na contramão das outras dimensões, Assunção de Riscos e Agressividade Competitiva s praticamente não são induzidas no decorrer dos cursos. |
Abstract: | One of the challenges of providing education of our country is the great Brazilian lack of quality higher education in entrepreneurship and in the induction of entrepreneurial orientation even in undergraduate courses. The entrepreneurial orientation characterizes the management of the entrepreneurial process. In essence, the dimensions of entrepreneurial orientation are used together to describe an organization that has an entrepreneurial attitude. Entrepreneurship in quality education and induction of entrepreneurial orientation even in undergraduate courses optimize the innovation, creativity and initiative-taking, useful forces to all students, not just those who want to have a business or be self-employed. Before the pop, you can present the research problem: How the curricula of undergraduate courses in Information Systems are inducing Entrepreneurial Orientation. Explained the importance of induction entrepreneurial orientation in undergraduate courses in Information Systems, this study will have the overall aim of mapping the induction of entrepreneurial orientation in pedagogical projects of undergraduate courses in Information Systems, compared to the model used in undergraduate courses UFC Quixadá. The research will study how the context of undergraduate courses in Information Systems. The specific objectives are: Raise the theoretical propositions on entrepreneurial orientation applied to the pedagogical projects of undergraduate courses in Information Technology; Describe the induction of entrepreneurial orientation in pedagogical projects of undergraduate courses in Information Systems; To analyze the induction of entrepreneurial orientation in the pedagogical project of the course of UFC Information Systems Quixadá, based on other campuses graduate courses. The research was conducted in two parts: first an electronic questionnaire with engineers from other campuses and after an interview with the coordinator of the Information Systems course the UFC Quixadá. It was identified that all dimensions of entrepreneurial orientation, Innovativeness, Autonomy and Housekeepers are strongly induced during the courses. Contrary to the other dimensions, Assumption of Risk and Competitive Aggressiveness s are hardly induced over the courses. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25053 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_mssilva.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.