Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24987
Tipo: TCC
Título: Perfil político pedagógico de uma escola pública localizada em zona rural em Cascavel-CE: docentes, discentes e currículo
Autor(es): Silva, Angelina do Nascimento
Orientador: Porto, Bernadete de Souza
Palavras-chave: Formação;Currículo;Práticas pedagógicas
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Angelina do Nascimento. Perfil político pedagógico de uma escola pública localizada em zona rural em Cascavel-CE: docentes, discentes e currículo. 2013. 107f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar o perfil político pedagógico de uma escola pública localizada em zona rural em Cascavel- Ceará. importância da formação inicial, o currículo e a aprendizagem no processo de ensino/aprendizagem dos educandos do Ensino Fundamental I. Utilizamos como lócus de pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino de Cascavel- Ceará. Este trabalho consiste em refletir sobre a formação dos docentes, a fim de entendermos suas ações pedagógicas, relacionando-as com o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, a análise do currículo e o entendimento da dinâmica curricular da escola, e dos procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula. Nesse trabalho, adotamos o método estudo de caso por consistir em uma análise qualitativa e quantitativa da recolha de informações. A partir desse método podemos observar, interagir com os participantes e ter maior aprofundamento dos aspectos em estudo. A técnica utilizada para coletas de dados foram observações das aulas, questionários com os alunos, entrevistas semi estruturadas com os professores e análise de documentos. Para analisar algumas questões levantadas pela pesquisa, tivemos como referenciais teóricos Freire (1987), Minayo (1994) Romanelli (1995), Nóvoa (1997), Sacristán (1998), Libâneo (1999), Matos (2001), Pimenta (2002), Tardif (2002), Esteban (2003), Saviani (2008), Silva (2009) dentre outros. Acreditamos que essa pesquisa se faz relevante não somente pelos resultados obtidos, mas igualmente para compreender o contexto educacional existente em Cascavel e como configura-se o perfil de docentes de uma escola da zona rural. Por fim, foi possível destacar que os professores em unanimidade, começaram a lecionar mesmo sem possuírem a formação inicial necessária. Evidenciamos ainda que muitos professores escolheram a docência como profissão por influência de familiares, sendo que apenas 20% disseram ser por identificação. Vale também ressaltar, que a categoria currículo e SPAECE foram as que mais se destacaram.
Abstract: This monograph aims to identify the influence of initial teacher training in the student‟s teaching and learning in Ensino Fundamental I. We used a Municipal School of Cascavel - Ceará as a locus of our research. This work focuses on the training of teachers in order to understand their pedagogical actions and to relate these actions to the student‟s teaching / learning. It focuses also on the curriculum analysis to understand how to configure the dynamics of the school curriculum and pedagogical methods used in classroom. In this work we adopted the case study method because it consists of a qualitative and quantitative analysis of information gathering. From this method we can observe, interact with participants and have deeper understanding of the issues studied. The technique used for data collection was observations of lessons, quizzes with students, semi-structured interviews with teachers and document analysis. To analyze some issues raised by the research, we had as theoretical Freire (1987), Piletti (1991), Minayo (1994) Romanelli (1995), Nóvoa (1997), Sacristán (1998), Libâneo (1999), Matos (2001), Pimenta (2002), Tardif (2002), Esteban (2003), Saviani (2008), Silva (2009) among others. We believe that this research is relevant not only for the results, but also to understand the educational context in Cascavel and how it is designed teachers‟ profile in a rural school. Finally, it was possible to highlight that teachers in unanimity, began teaching even without having the necessary basic training. We show further that many teachers chose teaching as a profession because of family influence, and only 20% said it was for identification. It is also worth pointing out that the curriculum and SPAECE category were the most outstanding.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24987
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ansilva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.