Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorSousa, Ana Karla Rodrigues de-
dc.date.accessioned2017-08-23T14:53:26Z-
dc.date.available2017-08-23T14:53:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Karla Rodrigues de. A importância do coordenador pedagógico nas rotinas em educação infantil. 2013. 81f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24985-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.subjectRotinaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA importância do coordenador pedagógico nas rotinas em educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo analisar a importância do Coordenador Pedagógico nas rotinas em Educação Infantil, visto que, este profissional em muitas vezes não é considerado na participação e execução das atividades pedagógicas. De início, buscou se realizar uma retrospectiva do histórico da Educação Infantil e o delineamento das concepções de desenvolvimento da criança, uma vez que isto é o alvo principal das atividades educativas a serem executadas. Ainda fora tratado os aspectos de tempo, ambiente, espaço que compõem a rotina na Educação Infantil tal como o percurso histórico e a função do Coordenador Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e configura-se como um estudo de caso, no qual realizou-se uma entrevista e um questionário com uma Coordenadora Pedagógica de uma creche pública de Fortaleza no segundo semestre de 2012. Também realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos estudos de Kramer (1995), Barbosa (2006) e Libâneo (2008). A análise das informações que foram coletadas indica que o papel da Coordenadora Pedagógica não está limitado apenas a serviços de cunho administrativos ou burocráticos, mas que seu papel enquanto pedagoga no contato as crianças e com o planejamento das professoras reflete inteiramente nas propostas de atividades que irão compor a rotina da instituição.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_akrsousa.pdf532,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.