Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Karla Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T14:53:26Z | - |
dc.date.available | 2017-08-23T14:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Karla Rodrigues de. A importância do coordenador pedagógico nas rotinas em educação infantil. 2013. 81f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24985 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Rotinas | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A importância do coordenador pedagógico nas rotinas em educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo teve como objetivo analisar a importância do Coordenador Pedagógico nas rotinas em Educação Infantil, visto que, este profissional em muitas vezes não é considerado na participação e execução das atividades pedagógicas. De início, buscou se realizar uma retrospectiva do histórico da Educação Infantil e o delineamento das concepções de desenvolvimento da criança, uma vez que isto é o alvo principal das atividades educativas a serem executadas. Ainda fora tratado os aspectos de tempo, ambiente, espaço que compõem a rotina na Educação Infantil tal como o percurso histórico e a função do Coordenador Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e configura-se como um estudo de caso, no qual realizou-se uma entrevista e um questionário com uma Coordenadora Pedagógica de uma creche pública de Fortaleza no segundo semestre de 2012. Também realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos estudos de Kramer (1995), Barbosa (2006) e Libâneo (2008). A análise das informações que foram coletadas indica que o papel da Coordenadora Pedagógica não está limitado apenas a serviços de cunho administrativos ou burocráticos, mas que seu papel enquanto pedagoga no contato as crianças e com o planejamento das professoras reflete inteiramente nas propostas de atividades que irão compor a rotina da instituição. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_akrsousa.pdf | 532,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.