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Tipo: TCC
Título: Concepções sobre o perfil do bom professor da pré-escola
Autor(es): Machado, Maria Eveline Sousa
Orientador: Cruz, Sílvia Helena Vieira
Palavras-chave: Perfil do professor;Pré-escola;Concepçõesde bom professor;Educação Infantil
Data do documento: 2012
Citação: MACHADO, Maria Eveline Sousa. Concepções sobre o perfil do bom professor da pré-escola. 2012. 67f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a concepção que as professoras de uma pré- escola da rede pública de Fortaleza possuem sobre o que é ser um bom professor. Através deste, procuramos oportunizar uma reflexão crítica sobre o perfil do professor da pré-escola. A pesquisa é de cunho qualitativo, e para alcançarmos nossos objetivos consideramos como instrumento ideal a entrevista semi-estruturada, por proporcionar uma maior interação entre entrevistador e entrevistado, além de oferecer maior flexibilidade. Desta forma, foram realizadas entrevistas com quatro professoras de pré-escola de uma instituição da rede municipal de ensino de Fortaleza. Todas as entrevistadas são graduadas em Pedagogia. Diante dos questionamentos, as professoras esboçavam segurança em suas respostas, embora em alguns momentos fosse necessário fazer pausas para reflexão, na tentativa de responder de forma mais compreensível. Um aspecto bastante relevante e que levantou pontos em comum entre duas das professoras foi a concepção de Educação Infantil como uma etapa preparatória para a fase adulta. O único aspecto em comum entre as respostas das quatro professoras foi o fato de valorizarem o desenvolvimento da criança, mesmo o percebendo de forma integral ou não. As contradições entre uma resposta e outra também chama a atenção. Apenas uma das professoras entrevistadas enfatiza explicitamente e constantemente a importância de o professor valorizar o desenvolvimento integral da criança, tendo que, além disso, ser um profissional estudioso, pois, segundo suas ideias, o estudo nortearia a prática de forma eficaz. Contudo, houve muitas diferenças em seus pontos de vista relacionados ao perfil do bom professor da pré-escola. Podemos dizer, portanto, que não houve homogeneidade entre suas concepções. Exemplos dessa heterogeneidade se evidenciam em respostas dadas referentes ao papel do professor, ao perfil do professor e ao desestímulo enfrentado por estes.
Abstract: This study aims to analyze the conception that the teachers of a pre-public school in Fortaleza have about what being a good teacher. Through this, we create opportunities critical reflection on the profile of pre-school teacher. The research is qualitative, and to achieve our goals we consider as an ideal instrument to semi-structured interview, to provide greater interaction between interviewer and interviewee, and provide greater flexibility. Thus, interviews were conducted with four teachers from pre school institution of a municipal school of Fortaleza. All interviewed are graduated in Pedagogy. To the questions, the teachers outlined safety in their responses, although at times it was necessary to pause for reflection in an attempt to respond more understandable. A very relevant aspect and raised points in common between two of the teachers was the concept of childhood. And early childhood education as a preparatory step to adulthood. The only aspect in common between the responses of four teachers was that they value the child's development, even realizing fully or not. The contradictions between one answer and another also draws attention. Only one of the teachers interviewed explicitly and constantly emphasizes the importance of the teacher to enhance the development of the child, and that, moreover, be a professional scholar, because, according to his ideas, the study would guide the practice effectively. However, there were many differences in their views concerning the profile of the good teacher of preschool. We can therefore say that there was much homogeneity between their conceptions. Examples of this heterogeneity is evident in responses regarding the role of the teacher, teacher profiles and disincentives faced by them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24978
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