Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMamede, Inês Cristina de Melo-
dc.contributor.authorSousa, Sara Nascimento de-
dc.date.accessioned2017-08-23T13:06:35Z-
dc.date.available2017-08-23T13:06:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUSA, Sara Nascimento de. A presença da literatura infantil nas práticas pedagógicas dos pibidianos. 2012. 61f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24971-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEducação do Leitorpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA presença da literatura infantil nas práticas pedagógicas dos pibidianospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrReconhecendo a importância da Literatura Infantil para a formação de leitores, este trabalho monográfico tem como questão norteadora: como acontece (ou não) a presença da Literatura Infantil na perspectiva do incentivo à formação de leitores, nas práticas pedagógicas dos “pibidianos” dos cursos de Música e Pedagogia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Buscou-se, assim, analisar que práticas são desenvolvidas por 35 bolsistas do PIBID (18 da Música e 17 Pedagogia), com vista a contribuir para a formação de leitores, em três escolas municipais de ensino, participantes do PIBID-UFC, em Fortaleza. Também buscou-se compreender como essas práticas e o programa possibilitam a formação do futuro docente e investigar como acontece a articulação entre os ”pibidianos” da Música e da Pedagogia para a realização de atividades pedagógicas que possam estimular o gosto pela leitura. Esta pesquisa utilizou-se primeiramente de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca da Literatura Infantil e a relevância do PIBID nas instituições de ensino. Dentre os autores utilizados destaca-se: Coelho, Nunes e Vieira. Sendo uma pesquisa qualitativa, realizou-se um estudo de múltiplos casos, utilizando-se de questionário, observações e entrevista. Verificou-se que a inserção de grande parte desses 35 bolsistas nas escolas vem contribuindo para que as crianças tenham contato com a Literatura Infantil na perspectiva do incentivo à formação de leitores, como também, com outros portadores sociais de texto, estimulando-lhes o gosto pela leitura e a aprendizagem da leitura e da escrita. Outro dado, analisado foi que 32 dos “pibidianos” realizam ou já realizaram “contação” de história. Nesse contexto, eles acreditam que atividades com a Literatura Infantil podem ampliar gradativamente as possibilidades de expressão da criança. Além disso, podem despertar a imaginação, a criatividade e favorecer o letramento. Mediados pelos exames dos dados, podemos compreender que o Programa contribui para a formação docente, foco do PIBID, pois amplia os desafios e incentiva os graduandos quanto à compreensão do ensino inseridos em uma realidade escolar, desenvolvendo a prática reflexiva durante a própria atividade pedagógica, aprofundando assim, o saber-fazer de seus participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_snsousa.pdf789,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.