Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mamede, Inês Cristina de Melo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Sara Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T13:06:35Z | - |
dc.date.available | 2017-08-23T13:06:35Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Sara Nascimento de. A presença da literatura infantil nas práticas pedagógicas dos pibidianos. 2012. 61f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24971 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Educação do Leitor | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A presença da literatura infantil nas práticas pedagógicas dos pibidianos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Reconhecendo a importância da Literatura Infantil para a formação de leitores, este trabalho monográfico tem como questão norteadora: como acontece (ou não) a presença da Literatura Infantil na perspectiva do incentivo à formação de leitores, nas práticas pedagógicas dos “pibidianos” dos cursos de Música e Pedagogia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Buscou-se, assim, analisar que práticas são desenvolvidas por 35 bolsistas do PIBID (18 da Música e 17 Pedagogia), com vista a contribuir para a formação de leitores, em três escolas municipais de ensino, participantes do PIBID-UFC, em Fortaleza. Também buscou-se compreender como essas práticas e o programa possibilitam a formação do futuro docente e investigar como acontece a articulação entre os ”pibidianos” da Música e da Pedagogia para a realização de atividades pedagógicas que possam estimular o gosto pela leitura. Esta pesquisa utilizou-se primeiramente de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca da Literatura Infantil e a relevância do PIBID nas instituições de ensino. Dentre os autores utilizados destaca-se: Coelho, Nunes e Vieira. Sendo uma pesquisa qualitativa, realizou-se um estudo de múltiplos casos, utilizando-se de questionário, observações e entrevista. Verificou-se que a inserção de grande parte desses 35 bolsistas nas escolas vem contribuindo para que as crianças tenham contato com a Literatura Infantil na perspectiva do incentivo à formação de leitores, como também, com outros portadores sociais de texto, estimulando-lhes o gosto pela leitura e a aprendizagem da leitura e da escrita. Outro dado, analisado foi que 32 dos “pibidianos” realizam ou já realizaram “contação” de história. Nesse contexto, eles acreditam que atividades com a Literatura Infantil podem ampliar gradativamente as possibilidades de expressão da criança. Além disso, podem despertar a imaginação, a criatividade e favorecer o letramento. Mediados pelos exames dos dados, podemos compreender que o Programa contribui para a formação docente, foco do PIBID, pois amplia os desafios e incentiva os graduandos quanto à compreensão do ensino inseridos em uma realidade escolar, desenvolvendo a prática reflexiva durante a própria atividade pedagógica, aprofundando assim, o saber-fazer de seus participantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_snsousa.pdf | 789,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.