Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24969
Tipo: | TCC |
Título: | Ideias e reflexões das crianças sobre as práticas pedagógicas dos professores de alfabetização e letramento: estudo de caso |
Autor(es): | Almeida, Larissa Naiara Souza de |
Orientador: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palavras-chave: | Letramento;Alfabetização;Prática pedagógica |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | ALMEIDA, Larissa Naiara Souza de. Ideias e reflexões das crianças sobre as práticas pedagógicas dos professores de alfabetização e letramento: estudo de caso. 2012. 97f. TCC (Graduação em Pedagogia), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | Estudos elaborados por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky ressignificaram a alfabetização ao dizer que as crianças formulam suas próprias hipóteses sobre o uso da língua escrita muito antes do processo institucional de ensino. Ademais, a expansão do conceito de letramento também modificou o processo de alfabetização, que deixou de ser uma aprendizagem restrita ao contexto escolar e passou a ser percebida como necessária para uso social da língua escrita. Tudo isso colocou em evidência a necessidade de organizar esse ensino por meio da valorização das crianças enquanto sujeitos cognoscentes. E é sobre essa ótica, que esse trabalho é fundamentado, com a intenção de valorizar o que os alunos têm a dizer. Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: identificar as ideias e reflexões das crianças sobre as práticas pedagógicas dos professores de alfabetização e letramento; identificar como alunos representam as ações didáticas elaboradas pela sua professora para o desenvolvimento de suas aprendizagens relacionadas à leitura e escrita; analisar se as práticas pedagógicas concretizadas em sala de aula permitem aos alunos responderem às demandas sociais dos usos da leitura e escrita; investigar como os alunos gostariam de aprender a ler e a escrever. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo teve seus dados coletados por meio de observações de aulas, aplicação de desenhos por meio de questões direcionadas e entrevistas. O público participante dessa pesquisa foram crianças, de uma escola pública, da periferia, de Fortaleza, matriculadas no segundo ano do Ensino Fundamental. Dos resultados obtidos, pode-se destacar que os alunos “atribuem” características tradicionais à prática pedagógica de sua professora, como por exemplo, ensino livresco, a ausência de metodologias variadas etc., entretanto, o que não proporciona a dimensão social do aprendizado da leitura e da escrita, pois, esses conhecimentos são direcionados exclusivamente para a prática de resolução de atividades do livro didático. Em uma perspectiva contrária, os alunos gostariam de aprender a ler e a escrever com maior autonomia no que se refere a uma maior participação em momentos lúdicos do processo de ensino e aprendizado, o que seria possível em meio à promoção de brincadeiras. Conclui-se, que as praticas pedagógicas direcionadas pela professora em questão dificultam a promoção de aprendizagens que tornariam os alunos sujeitos letrados capazes de interagir com a escrita em todas as suas possibilidades do contexto social. Tal postura requer por parte da docente um direcionamento mais amplo do seu ensino para valorização da cultura escrita em consonância ao respeito das necessidades dos educandos. |
Abstract: | Studies made by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky transformedliteracywhen say children formulate their own hypotheses about the use of written language before the process of institutional education. Moreover, the evolving concept of literacy also modified the literacy process, which is not anymore just a learning restricted to the school and became perceived as necessary for social use of written language. What put in evidence the need to organize such education by valuing children as knowing subjects. And it is on this point of view, this work is founded with the intention of valuing what students have to say. The research objectives were: to identify the children's ideas and reflections about teaching practices of teachers of literacy and literacy;; identify how students perceive the didactic actions developed by his teacher to develop their learning related to reading and writing; analyze whether the pedagogical practices implemented in the classroom allow students to respond to social demands of the uses of reading and writing; investigate how students would like to learn to read and write. A qualitative, descriptive study had their data collected through classroom observations, application designs through directed questions and interviews. The public participant in this study were children from a public school of Fortaleza, enrolled in the second grade. From the results: students attribute features traditional pedagogical practice of his teacher, for example, bookish education, lack of varied methodologies etc.., However, which does not provide the social dimension of reading and writing, because these skills are directed exclusively to the practice of solving activities of the textbook, in a contrary perspective students would like to learn to read and write with greater autonomy in relation to greater participation in leisure moments of teaching and learning, would be possible in the midst of promoting games. We conclude that the pedagogical practices directed by the teacher concerned hinder the promotion of learning that students become literate individuals capable of interacting with writing in all its possibilities of social context, which requires from the teacher a direction broader of their teaching for recovery of written culture in line to respect the needs of learners. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24969 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_lnsalmeida.pdf | 952,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.