Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24968
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarguil, Paulo Meireles-
dc.contributor.authorSilva, Adriana de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-08-23T12:02:56Z-
dc.date.available2017-08-23T12:02:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana de Oliveira. O conceito de número em crianças do 1º ano do ensino fundamental mediante avaliação diagnóstica de competência numérica. 2011. 54f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará,Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24968-
dc.description.abstractThe construction of number concept in children's rooms first grade of elementary school is a long and complex process. Requires a literacy teacher's investigative approach, since these children are developing reading and writing of signs. This paper presents a brief reflection on the evaluation practice of the diagnosis of numerical competence, with the authors with a theoretical approach on the construction of the Piagetian concept of number. The objective is to observe the concepts that children have about the number on the stage of concrete operations, from a screenplay by the diagnosis of numerical competence, as well as analyze the contributions of the diagnosis of numerical competence about the concept of number. This is a research qualitative case study with children enrolled in 1st grade of elementary school and aged between 6 and 7 years. By analyzing each step in the diagnosis of numerical competence, it is concluded that through challenging situations the teacher can help build progressive writing and meaning of the number for the child.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCompetência numéricapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectOperações concretaspt_BR
dc.titleO conceito de número em crianças do 1º ano do ensino fundamental mediante avaliação diagnóstica de competência numéricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA construção do conceito numérico para crianças em salas de 1º ano do Ensino Fundamental consiste num processo longo e complexo. Requer do professor alfabetizador uma postura investigativa, uma vez que essas crianças estão em desenvolvimento da leitura e escrita dos signos. Este trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a prática avaliativa do diagnóstico de competência numérica, tendo como referenciais teóricos autores com uma abordagem piagetiana sobre a construção do conceito de número. O objetivo é observar as concepções que crianças apresentam sobre o número no estádio das operações concretas, a partir de um roteiro de diagnóstico de competência numérica, bem como analisar as contribuições do diagnóstico de competência numérica acerca do conceito de número. Esta é uma pesquisa qualitativa de estudo de caso com crianças cursando o 1º ano do ensino fundamental e faixa etária entre 6 e 7 anos. Ao analisar cada etapa do diagnóstico de competência numérica, conclui-se que, mediante situações desafiadoras, o professor pode ajudar na construção progressiva da escrita e do significado do número para a criança.pt_BR
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_tcc_aosilva.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.