Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24881
Type: Artigo de Evento
Title: O ensino de história e o “Tempo presente”: uma vivência
Authors: Gomes, Assis Daniel
Keywords: Ensino de história;Escola pública;Escola privada
Issue Date: 2012
Publisher: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citation: Gomes, A. D. (2012)
Abstract in Brazilian Portuguese: A experiência do ensino de história, que aqui relatamos, foi vivenciada na disciplina de “Introdução a Prática da Pesquisa em Ensino de História” no ano de 2011. O projeto e finalidades dessa “matéria acadêmica” era aplicar, nas escolas públicas e privadas do Cariri cearense, os jogos pedagógicos que estavam dentro do projeto de extensão “Brincando com a História”. O material utilizado, nessa prática de ensino, fazia parte do acervo do IMOPEC (Instituto da Memória do Povo Cearense), essa entidade emprestou-nos para esse trabalho de extensão realizado pelo professor Cícero Joaquim, na disciplina citada acima. A equipe que integrávamos ficou para realizar o “Bingo Cultural”, para isso escolhemos a cidade de Santana do Cariri, levando assim em consideração alguns colegas que moravam no Estado de Pernambuco. A escola escolhida para realizar essa vivência foi o Centro Educacional e de Cultura Artística Sra. Sant’Ana. [...]
Description: GOMES, Assis Daniel. O ensino de história e o “Tempo presente”: uma vivência. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1869-1884.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24881
ISBN: 9788581260167
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_adgomes1.pdf223,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.