Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24881
Tipo: Artigo de Evento
Título: O ensino de história e o “Tempo presente”: uma vivência
Autor(es): Gomes, Assis Daniel
Palavras-chave: Ensino de história;Escola pública;Escola privada
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citação: Gomes, A. D. (2012)
Resumo: A experiência do ensino de história, que aqui relatamos, foi vivenciada na disciplina de “Introdução a Prática da Pesquisa em Ensino de História” no ano de 2011. O projeto e finalidades dessa “matéria acadêmica” era aplicar, nas escolas públicas e privadas do Cariri cearense, os jogos pedagógicos que estavam dentro do projeto de extensão “Brincando com a História”. O material utilizado, nessa prática de ensino, fazia parte do acervo do IMOPEC (Instituto da Memória do Povo Cearense), essa entidade emprestou-nos para esse trabalho de extensão realizado pelo professor Cícero Joaquim, na disciplina citada acima. A equipe que integrávamos ficou para realizar o “Bingo Cultural”, para isso escolhemos a cidade de Santana do Cariri, levando assim em consideração alguns colegas que moravam no Estado de Pernambuco. A escola escolhida para realizar essa vivência foi o Centro Educacional e de Cultura Artística Sra. Sant’Ana. [...]
Descrição: GOMES, Assis Daniel. O ensino de história e o “Tempo presente”: uma vivência. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1869-1884.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24881
ISBN: 9788581260167
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_adgomes1.pdf223,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.