Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24878
Tipo: Dissertação
Título: Entrelaçando caminhos: histórias de vida dos professores de música em Fortaleza
Título(s) alternativo(s): Entrelazando caminos: historias de vida de los profesores de música en Fortaleza
Autor(es): Marques, Marcelo Kaczan
Orientador: Castro, Henrique Sérgio Beltrão de
Palavras-chave: Música na escola - Fortaleza (CE);Prática Pedagógica;Música e Movimento;Historias de vida;Enseñanza de Música en Fortaleza
Data do documento: 2017
Citação: Marques, M. K.; Castro, H. S. B. (2017)
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar, por meio das histórias de vida dos professores de Artes, licenciados em Música a importância desta no currículo escolar. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa encontra amparo em autores que ensejam reflexões críticas sobre a realidade da educação, do ensino de Música e da formação de professores em Fortaleza, no Brasil e no Mundo. Em seu aspecto metodológico, é uma pesquisa qualitativa à luz da abordagem de Histórias de Vida em Formação – HIVIF e da Praxiologia, ao mesmo tempo em que se articula de modo incontornável em ser uma pesquisa de campo acerca da Educação Musical em escolas públicas de Fortaleza (Ceará) no ano de 2017. A investigação utiliza as entrevistas narrativas dos professores de Música como instrumento para a coleta de dados de egressos dos cursos de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Universidade Federal do Ceará – UFC, que atuam hoje como docentes nas escolas públicas de Fortaleza. Traz uma análise do conteúdo das narrativas que, somadas aos gráficos do software IRAMUTEQ e de sua classificação, exprime seus resultados, mostrando a diferença que faz ter o professor de Música na escola e a importância de um habitus musical em sua formação e prática docente.
Resumen: El objetivo de este estudio es identificar, a través de las historias de vida de los profesores de Artes, licenciados en Música la importancia de ésta en el currículo escolar. El referencial teórico que fundamenta esta investigación encuentra amparo en autores que plantean reflexiones críticas sobre la realidad de la educación, de la enseñanza de Música y de la formación de profesores en Fortaleza, en Brasil y en el Mundo. En su aspecto metodológico, es una investigación cualitativa a la luz del abordaje de Historias de Vida en Formación - HIVIF y de la praxiología, al mismo tiempo que se articula de modo ineludible en ser una investigación de campo acerca de la Educación Musical en escuelas públicas de Fortaleza (Ceará) en el año 2017. La investigación utiliza las entrevistas narrativas de los profesores de Música como instrumento para la recolección de datos de egresados de los cursos de Licenciatura en Música de la Universidad Estatal de Ceará - UECE y Universidad Federal de Ceará - UFC, que actúan hoy como docentes en las escuelas públicas de Fortaleza. Se trata de un análisis del contenido de las narrativas que, sumadas a los gráficos del software IRAMUTEQ y de su clasificación, expresa sus resultados, mostrando la diferencia que hacetener el profesor de Música en la escuela y la importancia de un habitus musical en suformación y práctica docente.
Descrição: MARQUES, Marcelo Kaczan. Entrelaçando caminhos: histórias de vida dos professores de música em Fortaleza. 2017. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24878
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_mkmarques.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.