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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24821
Tipo: | TCC |
Título : | Uma abordagem para o problema de alocação de professores em disciplinas utilizando programação linear inteira |
Autor : | Freitas Filho, Francisco Sergio de |
Tutor: | Freitas, Lucas Ismaily Bezerra |
Co-asesor: | Souza, Críston Pereira de |
Palabras clave : | Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá;Programação inteira;Alocação;Professores;Otimização |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | FREITAS FILHO, Francisco Sergio de. Uma abordagem para o problema de alocação de professores em disciplinas utilizando programação linear inteira. 2016. TCC (graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará-Campus Quixadá, Quixadá, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | A atribuição de professores em disciplinas é uma tarefa que ocorre periodicamente em instituições de ensino. Devido a imensa quantidade de possíveis atribuições distintas de professores em disciplinas e restrições impostas que devem ser atendidas, esse processo de alocação é uma tarefa complexa e que, se realizada de forma manual, pode demandar muito tempo e esforço de quem a realiza. Este trabalho apresenta uma proposta de solução para o Problema de Alocação de Professores em Disciplinas, levando em consideração o processo adotado pela Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá e suas restrições. Além disso, são consideradas as preferências de professores por disciplinas. Para resolver o problema, foi formulado e implementado um modelo de programação linear inteira que atenda as restrições adotadas pela instituição e ainda maximize a preferência global dos professores por disciplinas a eles atribuídas. Ademais, a partir do modelo implementado, foram realizados e apresentados experimentos com dados aleatórios e com dados reais para análise do modelo. |
Abstract: | The assignment of professors to disciplines is a task that occurs periodically in educational institutions. Due to the immense amount of possible different assignments of professors to disciplines and some constraints that must be met, this is a complex process and, if done manually, can require a lot of time and effort from the one who performs it. This study presents a proposal for a solution to the Timetabling Problem, taking into account the process adopted by Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá and its restrictions. Besides, the preferences of profesors by disciplines are considered. To solve the problem, an integer linear programming model was formulated, and implemented, that meets the restrictions adopted by the institution and also maximizes the professors’ overall preference for the disciplines assigned to them. In addition, from the implemented model, experiments were performed with random and with real data for analysis of the model. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24821 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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